A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o Instituto de Agentes Urbanos (IAU) e a Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab) lançaram o projeto Obras das Sobras, nesta terça-feira, dia 8 de maio. O evento foi realizado no Consistório da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277.

O objetivo do projeto é reaproveitar doações de materiais de construção civil não utilizados, para a execução de projetos arquitetônicos em habitações de famílias de baixa renda. Inicialmente, o projeto beneficiará 40 casas do Dique da Vila Gilda, que atendem aos procedimentos de regularização fundiária.

Doações de materiais – Os interessados poderão obter informações sobre a captação das doações de materiais pelo telefone 3203-5927, com o Sr. Agondi ou pelo e-mail rp@unisanta.br. Uma equipe pegará o material na casa do doador e levará ao local destinado.

“É importante salientar que há diferenças entre sobra e resto de material”, afirma a arquiteta. Azulejos, telhas, cimento, areia, blocos e materiais para revestimento que tenham sido comprados e não foram utilizados são considerados sobras. Já os materiais com data de validade vencida, misturados ou quebrados são denominados restos. O projeto Obras das Sobras utilizará as sobras para o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos.

Trabalho – Alunos e professores da UNISANTA irão até o local para verificar as necessidades das casas, a fim de promover melhorias na condição de saúde, habitação e qualidade de vida dos moradores. Nas reformas serão utilizadas sobras de materiais de construção doadas pela população. A impermeabilização, o revestimento e o levantamento das edificações são alguns dos pontos a serem melhorados nas residências. Após as doações, os moradores beneficiados participarão de um mutirão e receberão informações técnicas de arquitetura e engenharia para a viabilização da obra.

“Precisamos mostrar a pertinência do arquiteto para a maioria da população, a menos favorecida”, afirma a professora, mestre da UNISANTA e diretora do IAU, Maria Rita Figueiredo Godoy. De acordo com a arquiteta, o projeto é baseado em três vertentes: a ambiental, a social e a geração de renda.

O Obras das Sobras é um projeto social derivado de uma pesquisa científica que está sendo organizado há dois anos. Nesta fase inicial, o intuito é divulgar o trabalho a ser realizado para a comunidade e os empresários. O projeto trabalhará ainda com a captação de mão-de-obra, a geração de trabalho e renda e a conscientização ambiental.

Além da professora Maria Rita, a também professora da UNISANTA, Cristina Ibrahim Ribas participa do projeto.

Participaram da solenidade do dia 8 de maio, a reitora da UNISANTA, profª. drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente, profª. drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani; o diretor-presidente da Cohab Santos, Hélio Vieira, o diretor administrativo da Cohab, Cláudio Cavallini, o gerente do CREA 4ª Região, Marcos Teixeira, o chefe do Departamento de Administração da Região Central Histórica, representando o secretário de governo Márcio Lara, além da coordenadora do projeto e diretora do IAU, Maria Rita Figueiredo Godoy, entre outras autoridades.