Alessandro Atanes – Assessoria de Imprensa – Instituto Arte no Dique

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Instituto Arte no Dique assinam nesta terça-feira (03) termo de parceria com o objetivo de atuarem em conjunto em atividades de desenvolvimento social na Zona Noroeste e, em particular, no Dique da Vila Gilda, aŕea de atuação da organização não-governamental. A solenidade será realizada às 10h30, no Consistório da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 255.

Com a parceria, a universidade passa a oferecer duas bolsas de estudo integrais e duas parciais a alunos do Arte no Dique aprovados no processo seletivo da Unisanta. O documento prevê ainda a participação de alunos, professores e funcionários da instituição de ensino em eventos de interesse social e na criação de produtos de divulgação da instituição. Já ao Arte no Dique caberá realizar apresentações artísticas de seus grupos artísticos, como a banda Querô e a Banda Mirim, formados nas oficinas de percussão, e o grupo de alunos da oficina de teatro.

Tecnologia social – O diretor da Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta, Humberto Challoub, acredita que a Universidade poderá atuar na parceria aplicando a experiência acumulada pela participação de seus alunos em atividades como o Projeto Rondon e o Comunidade Solidária (ambos do Governo Federal): “Poderemos oferecer serviços de fisioterapia ou de odontologia, de acordo com a necessidade da comunidade, ou ainda promover oficinas de vídeo e jornalismo com os alunos de comunicação.

Não é só o Arte no Dique que ganha com o desenvolvimento destes projetos, a utilização da infra-estrutura do instituto vai ampliar o intercâmbio dos alunos e também trará benefícios”.

Credibilidade – Para o coordenador cultural do Instituto Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo, a assinatura do termo de parceria demonstra a credibilidade que a entidade adquiriu na opinião pública da região: “Trabalhar com uma das mais respeitadas e conceituadas universidades do estado de São Paulo é uma das maiores conquistas do Arte no Dique nesses seus quase cinco anos de atividade como projeto e quase três como ONG”. Ele destaca que o início da parceria, agora formalizada, ocorreu quando no ano passado, uma bolsa de estudos da universidade foi dada a um aluno do instituto que havia passado no vestibular de Engenharia de Telecomunicações.
Ainda no ano passado, o Arte no Dique foi o tema de um trabalho de conclusão de curso de alunos de jornalismo, que idealizaram um jornal para a ONG.