Estudar o processo do envelhecimento em todos os aspectos: social, cultural, psicológico, físico entre outros e a velhice em si, com a finalidade de preparar o aluno para desmistificar o envelhecimento, analisar e traçar estratégias de intervenção em todas as áreas que lidem com idosos, proporcionando melhor qualidade de vida à terceira idade, é a proposta do primeiro curso de graduação da Baixada Santista de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social, oferecido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) no Vestibular 2005, com exame dia 3 de novembro.

Com duração de quatro semestres (dois anos), no período noturno, o novo curso abordará disciplinas como Aspectos Introdutórios à Gerontologia; Psicologia Aplicada à Gerontologia; Aspectos Socioeconômicos do Envelhecimento; Atividade Física para o Idoso; Lazer e Turismo; Direito do Idoso e Legislação Social; Nutrição, Dietética e Envelhecimento; Gerontologia e Inclusão Social; Pedagogia do Envelhecimento; Família, Cuidadores e Envelhecimento; Planejamento e Gestão de Programas Sociais; Corpo, Sexualidade e Envelhecimento; Aspectos Médicos do Envelhecimento, entre outras.

De acordo com o fisioterapeuta e mestre em Gerontologia, Carlos Alberto Moraes, “o curso é multiprofissional e tem abordagens múltiplas, de modo que é destinado tanto aos que terminaram o Ensino Médio como aos profissionais graduados nas mais diversas áreas e que desejam ou já trabalham com a terceira idade”.

Dessa forma, acrescenta, o público-alvo abrange, além dos concluintes do Ensino Médio, profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Serviço Social, Turismo, Nutrição, Direito, Educação Física, entre outros.

Desmistificação – Em razão do aumento da expectativa de vida mundial, se fazem necessárias novas políticas públicas para adequar os recursos sociais a essa demanda, destaca Moraes.
” Ainda prevalece a visão tradicional do idoso como alguém inútil, isolado, em declínio físico e mental, marcado por um tempo linear com problemas de saúde e, na maioria das vezes, dependente física e economicamente de alguém”, afirma o professor.

Moraes afirma que “é preciso fazer a desconstrução desse idoso estigmatizado, encarcerado e excluído do convívio social e profissional. A terceira idade não é constituída por pessoas acomodadas. Elas possuem sonhos, desejos, esperanças e novas necessidades psicológicas, sociais, éticas e políticas”, conclui.

Campo de atuação – O tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social poderá atuar em todas áreas que lidem com idosos: casas de longa permanência, programas de prevenção e inclusão social, programas de desenvolvimento social da rede privada, conveniada ou pública, hospitais, prefeituras, órgãos representativos de classe, Ongs, nas áreas de publicidade e marketing, no Direito, no Turismo e desenvolver projetos acadêmicos em escolas e universidades, entre outras.

Cursos – Para o Vestibular 2005, a Universidade oferece 3.820 vagas em 25 cursos de graduação, incluindo o de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social. São eles: Administração de Empresas (Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho/RH, Comércio Exterior) – matutino e noturno; Arquitetura e Urbanismo – noturno; Ciências Biológicas (Biologia Marinha) – matutino e noturno; Ciência da Computação – matutino e noturno; Ciências Contábeis – noturno; Direito – matutino e noturno; Educação Artística (Artes Plásticas) – noturno; Educação Física e Esporte – matutino e noturno.

E também: Engenharia Civil – noturno; Engenharia de Computação – matutino; Engenharia Elétrica/Sistemas de Energia e Automação – noturno; Engenharia Eletrônica – noturno; Engenharia Industrial Mecânica – noturno; Engenharia Química – noturno; Engenharia de Telecomunicações – noturno; Engenharia de Telemática – matutino; Farmácia – matutino e noturno; Fisioterapia – matutino e noturno; Jornalismo – matutino e noturno; Licenciatura em Matemática – noturno; Odontologia – matutino; Pedagogia – matutino e noturno; Publicidade e Propaganda – matutino e noturno; e Tecnologia em Gestão de Negócios da Moda – noturno.

Outra novidade para esse processo seletivo é a opção do período noturno para os cursos de Fisioterapia e Farmácia.

Inscrições – O manual do candidato 2005 poderá ser adquirido ao custo de R$ 5,00 na própria Universidade, no estande instalado no Shopping Praiamar (2º piso) – inclusive aos sábados, domingos e feriados -, além dos cursinhos credenciados da Baixada Santista, Região do ABCD e Capital. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas nos mesmos locais (R$ 30,00) e, em breve, pelo site www.unisanta.br.

Informações na Central do Vestibular da UNISANTA, Rua Oswaldo Cruz, 255, pelos telefones (13) 3202-7101, 3202-7139, 3202-7140, pelo e-mail vestibular@unisanta.br ou pelo site.