O Projeto Viajando na Ciência, em parceria com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), realizará atividades educativas para moradores do Bairro dos Prados, na periferia de Peruíbe, dia 7 de agosto (domingo), na entidade Colônia Veneza. A saída do ônibus com material pedagógico e estudantes da UNISANTA será às 6h45, da Rua Oswaldo Cruz, 255, com retorno previsto às 18 horas.

Idealizado e coordenado pela aluna do 3º ano de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Adriana Mirage, o Viajando na Ciência tem apoio de alunos, professores e funcionários da Instituição, com o objetivo de levar os conhecimentos adquiridos dentro da Universidade a comunidades de periferias.

A ida ao bairro dos Prados tem patrocínio da Associação de Pesquisa para Melhoria da Qualidade de Vida (APEVI), prefeitura de Peruíbe e Supermercado Omuro, entre outras instituições.

A Colônia Veneza, formada por descendentes de italianos, a dez quilômetros do centro de Peruíbe, é uma das unidades mantidas pelo Centro Ecumênico de Publicações e Estudos Frei Tito de Alencar Lima (CEPE), que atende a 320 crianças/adolescentes, de 7 a 16 anos, em situação de risco social e pessoal.

Viajando na Ciência – O piloto do projeto foi realizado no dia 24 de abril, na cidade de Francisco Morato. Mais de 700 pessoas, de 7 a 25 anos, passaram pela “feira itinerante”, que contou com exposições de temas variados como vida marinha, microscopia, geologia; workshops de taxidermia, reciclagem e panificação; palestras sobre educação sexual, auto-estima, cetáceos e jogos interativos. Para Adriana, o resultado foi gratificante. “A idéia é dar continuidade ao Programa, sempre aos domingos, em comunidades diferentes. O grupo de voluntários não é fixo, abrindo assim a possibilidade de mais universitários participarem.”

A coordenadora conclui ainda que “freqüentar uma universidade ainda é uma utopia para muitos jovens dessas comunidades, mas o projeto demonstra que todo sonho pode se tornar realidade, pois muitos dos universitários participantes são ex-alunos de escolas públicas de periferia que chegaram ao nível superior e acreditam no potencial de outros jovens com o mesmo ideal”.