Com o objetivo de incentivar a mobilização e a conscientização em educação e meio ambiente, o Programa Mangue Limpo, desenvolvido há cinco anos pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e o Complexo Industrial Dow Brasil, se tornou um modelo de preservação ambiental e foi um dos responsáveis pela implantação do Programa Mundial de Educação Ambiental, Embaixadores do Meio Ambiente, do pesquisador e oceanógrafo Jean Michel Cousteau. A cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do programa aconteceu nesta sexta-feira, dia 23/02.

Durante o evento, o presidente da Dow América Latina, Pedro Soarez, elogiou o programa Mangue Limpo. “Este projeto é um exemplo do cuidado que já temos com o Meio Ambiente e que vem dando ótimos resultados. Agora, com a instalação do Embaixadores do Meio Ambiente, o programa Mangue Limpo será ainda mais beneficiado”, disse Soarez.

O objetivo do Embaixadores do Meio Ambiente, programa inédito na América Latina, é aproximar estudantes e a natureza, de modo que os envolvidos se tornem multiplicadores e defensores de um estilo de vida sustentável e responsável. O projeto terá inicio no começo de 2008 e hospedará durante uma semana crianças e adolescentes, com atividades voltadas à biodiversidade, análise das características da região, ao impacto do ser humano no meio ambiente e ao manejo dos recursos naturais.

“Acredito que podemos mudar o cenário atual através dos embaixadores, que irão se transformar em multiplicadores destas idéias”, disse o presidente da ONG Ocean Future Society, Jean Michel Cousteau.

“Esta parceria, entre a Dow Brasil, o Painel Comunitário e a Organização Não-Governamental Instituto Jean-Michel Cousteau do Brasil (JMC Brasil) é muito importante para nós, pois traz uma nova perspectiva e agrega com o que já desenvolvemos aqui. Além de possibilitar aos jovens uma melhor educação, conhecendo e propondo soluções para os problemas do Meio Ambiente”, disse o presidente da Dow América Latina, Pedro Soarez.

O programa Embaixadores do Meio Ambiente é realizado em 10 lugares diferentes, em países como Califórnia, São Francisco e Hawaii. Em todos os lugares, Jean Michel Cousteau segue a mesma filosofia: respeitar a cultura e as tradições locais. “Por isso escolhemos sempre monitores locais e ouvimos a comunidade. Uma iniciativa importante, pois somente assim conseguimos a colaboração de todos”, concluiu Jean Michel.

O lançamento da Pedra Fundamental do programa aconteceu na Unidade Industrial da Dow Brasil, em Guarujá. Participaram da cerimônia autoridades do município, representantes da Dow Brasil-Cubatão e América Latina e da ONG Ocean Future Society. Também estiveram presentes no evento cerca de 50 crianças e adolescentes, de escolas do Guarujá, que ajudaram na construção da maquete do Programa, alem de convidados.

Universitários e professores da UNISANTA também participaram do evento com o objetivo de monitorar as crianças e de mostrar o trabalho já realizado pelo projeto Mangue Limpo, na Estação Manguezal, composta por Museu do Mangue, Viveiro de Mudas e Larvicultura.

Segundo o biólogo e professor do Curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da UNISANTA, Orlando Couto Júnior, esta é uma parceria importante para a Universidade e principalmente para os alunos. “Inicialmente estamos orientando algumas atividades em conjunto para que o Embaixadores utilize a infra-estrutura já implantada dentro do Mangue Limpo”, disse o professor. “A equipe da UNISANTA, junto com autoridades do Guarujá e do Painel Construtivo, ficou responsável pela elaboração do cronograma de todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo do novo projeto”, concluiu Orlando Júnior.

Fotos por Luiz Nascimento