A UNISANTA é a única Universidade particular do País selecionada para participar do Projeto Rondon – Operação Acre, no período de 8 a 22 de outubro. O objetivo da ação é levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e participar de seu processo de desenvolvimento.

Mais cinco universidades públicas foram escolhidas para enviar representantes, entre alunos e professores, para municípios do Estado do Acre. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) irá atuar na cidade de Porto Walter; a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), no município de Assis Brasil; Universidade Estadual Paulista (UNESP), no município de Jordão; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Manuel Urbano; Universidade Federal de Santa Maria, em Marechal Thaumaturgo e a Universidade Federal de Viçosa, em Santa Rosa do Purus.

Serão desenvolvidas ações em quatro áreas: campanhas educativas; projetos técnicos (de engenharia e de saneamento ambiental); capacitação dos recursos humanos das Prefeituras em gestão pública e em gestão de projetos e organização e capacitação dos Conselhos Municipais.

Porto Walter (Acre) – A equipe da UNISANTA é multidisciplinar, formada pelo professor do curso de Ciências Biológicas, João Alberto Paschoa dos Santos, pelo diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Francisco José Carol, pela coordenadora do Curso de Pedagogia, Maria Cristina Pereira e pelo coordenador do Curso de Matemática, Marcos Antonio de Jesus. Além dos alunos Gustavo Perrotti (Biologia), Nelma Beneti (Gerontologia e Desenvolvimento Social), Elton Fernandes Pereira (Engenharia Civil), André Abílio Lopes (Engenharia Civil), Marianne Pires do Nascimento (Direito), Tatiane Domingues de Freitas (Pedagogia), Rafael Mattje de Carvalho (Ciências de Computação) e Monique Cucick (Matemática).

Viagem precursora – O Prof. João Alberto Paschoa, coordenador do Projeto Rondon pela UNISANTA, esteve no último dia 28 de setembro, na cidade Rio Branco (AC), onde participou de reuniões com o grupo de professores de outras universidades e autoridades locais. No dia 29 de setembro, Paschoa seguiu para o município de Porto Walter, onde a equipe da UNISANTA atuará.

Projeto Rondon – Nos anos 60, 70 e 80, o Projeto Rondon era sinônimo de sucesso, envolvendo cerca de 350 mil universitários. O projeto foi extinto em 1989, mas a vontade de resgatar o trabalho, que no passado fora abraçado com força pelos estudantes, ressurgiu nos últimos anos. Assim, por iniciativa da UNE (União Nacional dos Estudantes), em parceria com o Governo Federal, o Projeto Rondon é retomado em 2005.

Ministério da Defesa – A equipe da UNISANTA que participará do Projeto Rondon é notícia no site do Ministério da Defesa https://www.defesa.gov.br/enternet/sitios/internet/projeto_rondon/index.php