Ao todo, oito alunos e dois professores fizeram parte da equipe, que levou capacitação em diferentes áreas para os moradores da região

Acadêmicos e docentes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) passaram duas semanas no Piauí realizando ações do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. No município de Novo Santo Antônio, de 2.979 habitantes, os estudantes ministraram 57 oficinas sobre diversos assuntos, entre eles, saneamento básico; educação ambiental; captação e tratamento de água; produção, descarte e manejo do lixo; gestão de resíduos e produção de sabão.

Em matéria ao site G1, desta terça-feira (5),  sobre o projeto, o professor doutor Daniel Siquieroli, coordenador institucional do Projeto Rondon  e coordenador de Institucionalização da Universidade, falou sobre a iniciativa.

“Acreditamos que a inserção das universidades e de seus estudantes nas regiões do Brasil que são menos favorecidas contribui muito para a formação de profissionais cidadãos”, disse.

Ainda segundo o professor, durante o tempo em que estiveram no local, ‘os estudantes construíram uma fossa séptica para o município, que não possuía nenhum tipo de fossa e todo esgoto da prefeitura era lançado no ambiente’.

Uma das oficinas ministradas pelos alunos foi sobre a captação e tratamento de água, o que poderá ajudar os moradores a enfrentar períodos de seca.

“São pessoas que passam necessidades que a gente nem imagina que aconteçam no Brasil. Os animais sofrem muito no período de seca, a população não consegue plantar e produzir muita coisa porque o período de chuvas é muito curto. É um sofrimento muito grande para essa população isolada”, afirmou o professor.