Senhor, Vós que ordenastes ao guerreiro da Selva, sobrepujai todos os nossos oponentes, Dai-nos hoje, da floresta, a sobriedade para persistir, a paciência para emboscar, a perseverança para sobreviver, a astúcia para dissimular, a fé para resistir e vencer, e dai-nos também, Senhor, a esperança e a certeza do retorno, mas se defendendo essa Brasileira Amazônia, tivermos que perecer, ó Deus, que o façamos com dignidade e mereçamos a vitória. SELVA!!!
(Oração de Selva do Exército Brasileiro)

Anjos da Guarda. Assim são chamados os militares que acompanham e participam das ações desenvolvidas pelas equipes de professores e universitários do Projeto Rondon. Sempre dispostos a ajudar, “os anjos” exercem um papel fundamental para que o trabalho tenha o resultado esperado.

Segundo o professor da UNISANTA, João Alberto Paschoa, o apoio oferecido pelos militares é de extrema importância. “Em outras operações de que participei não havia toda essa estrutura e acredito que, com todo esse apoio, nosso trabalho renderá muito mais. O mais interessante é que, além de toda a logística e segurança, eles estão sempre dispostos a ajudar, são amigos”, disse o professor, que participa do Projeto Rondon desde 2005. “Sou a favor de sempre ter os Anjos ao nosso lado”, acrescenta.

“Tem sido de grande valia a convivência com os rondonistas, uma vez que estamos trocando conhecimento, experiências e demonstrando aos professores, alunos e comunidade o trabalho que o Exército desenvolve”, disse o ten. Salvador. Com o objetivo de mostrar à população o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro, o tenente Salvador, sargento M. Santos e o cabo Montel darão palestras nas escolas. “Através da nossa participação, podemos divulgar a imagem do Exército Brasileiro, reforçando um dos nossos lemas, Braço Forte, Mão Amiga”.

As ações proporcionam reflexo positivo para o Exército Brasileiro. “Ganhei meu dia”. Foi assim que o tenente Salvador descreveu a emoção ao receber uma homenagem de uma mãe, que deu o primeiro nome dele, Murilo, ao filho recém-nascido. O tenente fazia uma visita, junto com os rondonistas, quando a mãe tomou esta decisão.

Para o professor do ensino fundamental, Eligilson Cruz, a convivência com os militares “mostra que eles são pessoas como nós. São amigos e têm simpatia”, concluiu o professor.

“É muito legal ver que todos querem ser como eles. Durante esta semana, eles se transformaram em exemplos para muitas crianças e adolescentes”, disse a estudante do último ano de enfermagem da FAMERP, Maria Amélia Zanon Ponce.