Um grupo de 25 jovens carentes moradores da Zona Noroeste, em Santos, teve a oportunidade de conhecer, na manhã do dia 2 de julho, os bastidores das emissoras de Rádio, além de participar de uma oficina nos estúdios da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília –UNISANTA. Essa foi mais uma ação social do Amigos do Bem, formado por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição.

“A UNISANTA foi a primeira Universidade visitada pelos alunos do Projeto Talentos em Ação, e a expectativa dos jovens era tanta que muitos confessaram contar os dias até a data da atividade na UNISANTA”, comentou Valéria Gomes Rosemberg, diretora da Organização Não-Governamental Proeco – Projeto Educacional de Conscientização e Orientação.

Ela explicou que a vivência com profissionais das mais variadas áreas faz parte da proposta do Talentos em Ação para o segundo semestre. Inicialmente, os jovens tiveram aulas de História, Teatro, Dança, Informática, Desenho em Quadrinhos, Relações Interpessoais, Fotografia e Percussão.

“Ao mostrar a história da cidade e seus personagens, buscamos colocar em prática um processo educativo interdisciplinar, ampliando, assim, o universo cultural dos adolescentes”, acrescentou Valéria. Conforme a direção da ONG, ao término do projeto, os participantes deverão produzir uma peça teatral e uma revista em quadrinhos sobre a história de Santos.

Ao chegar, os adolescentes tiveram um bate-papo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Edson Delmiro Silva, que mostrou entre outros temas como é composto o quadro de profissionais de Rádio e como são desenvolvidas suas funções.

Foram visitados pelo grupo o Laboratório de Rádio, o Estúdio de Gravação e a Sala Multimeios do Complexo de Laboratórios Integrados de Comunicação Giusfredo Santini, da FaAC UNISANTA, onde os jovens puderam conhecer alguns dos trabalhos realizados pelos acadêmicos do Curso.

A comunicação está diretamente ligada às atividades do Proeco, disse a diretora, enfatizando ainda que a organização recebeu recentemente a doação de uma mesa de som e, dessa forma, as informações transmitidas pela UNISANTA, além da Oficina de Rádio, irão contribuir muito para o surgimento de novas ações do grupo.

Amigos do Bem – Desde o ano de 2000, alunos de Publicidade e Propaganda da UNISANTA promovem ações sociais por meio do grupo Amigos do Bem. Entre as atividades estão a arrecadação de alimentos e roupas, no chamado Trote Solidário, para serem doados a instituições beneficentes da região. Outra proposta dos universitários é ministrar palestras de cunho profissionalizante, investindo na inclusão social de comunidades carentes.