O evento contou com alunos do curso de Farmácia e colaboração da Farma Conde

Para orientar o público sobre Diabetes, uma doença silenciosa que aumenta gradativamente se não houver o tratamento adequado, a Farmácia Universitária da Unisanta preparou uma oficina a respeito do tema, para sanar as dúvidas de pessoas que convivem ou querem se precaver dessa doença. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (23/05),  contou com a colaboração da Farma Conde, que ofereceu serviços de aferição de Glicemia Capilar e Orientação Medicamentosa.

Durante a palestra ministrada por Walber Toma, coordenador do curso de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta),  foi explicado o que acontece no organismo quando se ingere o açúcar que é contido em alimentos como massas. “Ele tenta ajudar, levando a glicose (açúcar) para o sangue que manda para os músculos,  e o resto vai para o fígado, que estoca 25% dessa glicose. E a outra parcela para o tecido adiposo e lá se junta com o glicerol e ácidos graxos, se transformando em triglicerídeos”, salientou o professor.

Esses triglicerídeos que ficam no corpo podem ser um dos causadores da diabetes, mas a doença pode ser evitada com um simples exercício físico. “Uma das melhores formas de prevenir a doença é gastar o que ingeriu fazendo atividade física”.

Existem dois tipos de Diabetes: a Tipo 1, em que a pessoa precisa tomar injeções para introduzir insulina no corpo, pois o organismo não consegue mais produzir; e a Tipo 2, em que há um pouco de insulina no corpo e ainda é possível a produção de mais  insulina, a partir de comprimidos ingeridos. A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue.

A diabetes pode causar diversos problemas no corpo como: perda de visão, infecção urinária, problemas bucais, problemas sexuais, infarto e até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). As pessoas podem, ainda, perder a sensibilidade dos pés. “Perdendo, podem se machucar e não sentir o ferimento. Se ocorrer uma infecção, pode necrosar e  evoluir para a amputação da perna”, explica Toma.

O coordenador garante que diabetes não tem cura, apenas há o acompanhamento com o médico. “As pessoas que se curaram do diabetes, não tinham isso, mas sim, pré-diabetes que, tomando remédios, podem ser curadas”.

O serviço de prevenção e orientações a Diabetes é feito todas as terças-feiras, das 14h às 17h,  na Farmácia Universitária da Unisanta. Os interessados podem fazer o agendamento pelo telefone 3202- 7156. O atendimento retornará em agosto.