Hipnólogo clínico especializado em tratamento de dor e medo, Fábio Puentes ministrou a palestra “A Hipnose como ferramenta de ajuda terapêutica”.

Praticante de Hipnose desde os 11 anos de idade, “hipnotizando pessoas, animais domésticos e selvagens de diferentes espécies em Zoológico”, segundo seu site oficial, o hipnólogo clínico Fabio Puentes foi um dos palestrantes da Jornada Específica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que ocorreu nesta terça-feira (1º).

O hipnólogo é colaborador em cursos, palestras e seminários e atua há 24 anos no grupo de Dor LER/DORT, do Instituto de Neurologia e Cirurgia de Trauma do Hospital de Clinicas FMUSP. Especialista em medo e dor, entre os problemas mais comuns trabalhados pelo hipnólogo  estão: pacientes com claustrofobia, amnésia por impacto, dor em membro fantasma, dor pélvica, entre outros.

De acordo com Puentes, em 2001 a Neurologia começou a comprovar como a hipnose se estabeleceu no ser humano. “Antes éramos conhecidos como bruxos, agora somos os inteligentes. A hipnose trata os sintomas e não a doença. Hipnotizar é fácil, difícil é programar de forma eficaz a mente do outro”.

Com mais de 32 anos na especialidade é Diretor de Ensino da Associação para o Estudo Clínico Experimental da Hipnose (Brasil-Espanha) e, há mais de 20 anos, Showman Nacional e Internacional,  com mais de 530 apresentações na TV brasileira e 85 em TVs internacionais. É formado em Hipnose Clínica em (Navarra- Espanha).

A Unisanta está iniciando as tratativas para a criação de um curso Lato Senso em Hipnose Clínica, em parceria com o Instituto Fabio Puntes e outras sociedades de hipnose.

Palestras de ex-alunos da Faculdade

Os demais palestrantes são ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. Pâmela Cipriano, especializada em Fisioterapia Obstétrica pela USP, falou sobre “Aleitamento Materno”.

Em seguida, Keyner Luiz, especializado em Fisiologia do Exercício e Acupuntura, abordou “Tratamento Mit de ombro”. Juliana Teobaldo Andrade, pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia, teve como tema “Microagulhamento na Remodelagem do Colágeno”. Juliana é pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia.