“O aprendizado de pés no chão”. É desta forma que o coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o arquiteto Edison Fernandes, define o trabalho voluntário realizado pelos alunos do curso. Neste espaço, os estudantes vivenciam projetos e situações reais, muitas vezes em condições críticas, de desempenho da profissão.

Criado em 2003, o Escritório conta com o trabalho de alunos do 1º ao 5º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTA. Supervisionados por professores, os estudantes definem clientes, obrigatoriamente carentes, para o desenvolvimento de projetos individuais, coletivos e de entidades beneficentes. Também fazem parte das atividades, o planejamento e a elaboração de estudos arquitetônicos, urbanísticos e habitacionais.

A proposta é envolver uma participação expressiva na execução de projetos de cunho social, atendendo instituições de caráter beneficente como creches, escolas, locais de culto (igrejas, centros) e associações de moradores, entre outros.

A escolha deste público se deve à participação ativa da instituição em contribuição à população; a geração e transmissão de conhecimentos que o contato direto com os problemas pode trazer aos estudantes; e a realização de projetos gratuitos, sem ferir a ética ou prejudicar profissionais da área, motivo pelo qual o trabalho é feito para a população carente e sem condições de contratar arquitetos para projetar suas moradias.

“Os alunos vivenciam situações difíceis, além do aspecto social. É um estágio real que vale como formação. Um trabalho que relaciona a parte social com a criatividade e técnica que envolve a profissão”, afirma o coordenador do curso.

Posteriormente, os alunos de Engenharia Civil participarão da fase de execução dos projetos, por meio dos cálculos estruturais, da parte hidráulica e elétrica, além dos estudos complementares arquitetônicos e urbanísticos. Eles serão supervisionados pelo coordenador da área, o engenheiro Pedro M. M. Menezes Marcão.

Projetos – Até o momento, o Escritório Modelo já entregou aos seus clientes mais de 20 projetos. Entre as atividades experimentais já desenvolvidas está a implantação de áreas para atividades terapêuticas da Associação Equoterapia. O projeto compreendeu a área administrativa para atendimento e demais consultas, sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais, depósito de materiais, cocheiras, local para banho, picadeiro, entre outros.

Para o Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (NAPNE), os estudantes desenvolveram estudo para a reforma da edificação destinada à escola. O projeto consistiu em um edifício com três pavimentos a fim de acomodar as cerca de 100 crianças que freqüentam a instituição em período integral. A proposta incluiu cozinha industrial experimental e convencional, refeitório, salas pedagógicas, de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e terapia em grupo; oficinas de artes, área esportiva com vestiários adaptados, além de ventilação e iluminação adequadas.

A Gota de Leite – Assistência à Infância de Santos foi auxiliada com o desenvolvimento de estudo e levantamento total da área. O objetivo foi a elaboração de novo plano de diretrizes para a otimização e utilização do espaço, além do estabelecimento de um cronograma físico de implantação das unidades. Fizeram parte do projeto o desenvolvimento da cozinha industrial, refeitório, lanchonete, restaurante externo, berçário e lactário, área administrativa, creche, além de memoriais descritivos do projeto arquitetônico e do equipamento e mobiliário.

Outras entidades também foram beneficiadas com o trabalho dos alunos, como a Associação de Portadores de Paralisia Cerebral (APPC), a Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Casa Vó Benedita, A Creche Estrela Guia, Creche Amor à Vida e a Legião da Boa Vontade (LBV). Também foram desenvolvidos projetos de regularização e edificação residencial para clientes individuais.

Feira do Rolo – Um dos trabalhos em andamento é o projeto de reorganização dos espaços para os expositores da Feira do Rolo que acontece na Praça Rui Ribeiro Couto, em Santos.

O estudo contará com levantamento da área, pesquisa para saber se o local é apropriado ou não para estes fins, circulação, entre outros.

Para Fernandes, que também é orientador da disciplina de Trabalho Final de Graduação (TFG), este é um dos projetos de maior potencial, que envolve questões urbanísticas, de desenho industrial, além da parte social. Já foram realizadas reuniões com a comissão de interessados e visitas ao local, a fim de elaborar roteiro de entrevistas com os envolvidos para o estabelecimento das bases do estudo.

Escritório – O Escritório Modelo da UNISANTA fica na Rua Oswaldo Cruz, 255, na sala 519, bloco M da Universidade. Os interessados podem obter informações pelo telefone 3202-7100, ramal 145, das 8 às 12 horas.