Na última segunda-feira (5/2), rondonistas da UNISANTA se reuniram com o prefeito municipal de Arroio Grande-RS, Jorge Luiz Cardozo, conhecido como Jorginho. O prefeito contou que está muito satisfeito com a atuação dos rondonistas.

Na reunião foram discutidas as ações já realizadas durante a primeira semana de atuação da equipe no município e outras problemáticas relacionadas ao meio-ambiente, saúde, educação, turismo e planejamento urbano. Os rondonistas apontaram alternativas para o desenvolvimento local de forma sustentável e com justiça social.

Desde 26 de janeiro, a equipe da Operação Sul-2007 do Projeto Rondon, formada por universitários e professores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), está desenvolvendo ações com foco na população e gestão do município de Arroio Grande, localizado na região sul do Estado do Rio Grande do Sul.

O município, que é margeado pelo arroio, rio que deu nome à cidade, sobrevive da produção de arroz, soja e carne bovina. As atividades urbanas se mesclam com as rurais. Na área urbana, a maioria das casas, em estilo neo-clássico e eclético, colorem a cidade, diferenciando-a das grandes cidades brasileiras, onde o cinza é predominante.

A hospitalidade é característica marcante da população, que recebeu muito bem os rondonistas e mostrou a cultura popular e o que há de melhor na região, ou seja, muito chimarrão, churrasco e fandango nos Centros Tradicionalistas Gaúchos.

A equipe de rondonistas identificou problemas, como a falta de tratamento adequado de esgoto e, em alguns distritos, a falta de tratamento de água. A destinação do lixo também é um problema enfrentado pela cidade. Com esse objetivo foram realizadas oficinas, palestras e brincadeiras, a fim de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, reutilização e destinação adequada destes resíduos.

Os universitários também trabalham questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região. O objetivo é contribuir na formação de associações, cooperativas e sistemas de produção alternativos, integrados aos já existentes no município. No que diz respeito à gestão pública, o foco é a confecção de um plano diretor. Para a elaboração deste projeto, primeiramente foram elaborados mapas temáticos a fim de facilitar a formulação de diretrizes que contribuam para o desenvolvimento do município.

Leon Navarro Michelotto – Colaborador