Apresentar as operações realizadas pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), dentro do projeto Rondon, e mostrar a importância e a responsabilidade de se tornar um rondonista. Estes foram um dos principais objetivos da primeira reunião da operação Amazônia Oriental, para o Estado do Tocantins, da UNISANTA, realizada na última quinta-feira, dia 30/11. O grupo, formado por universitários de Biologia, Farmácia, Odontologia e Jornalismo, se prepara para realizar ações de cidadania e bem-estar na cidade de São Sebastião do Tocantins.

O município, localizado no norte do Estado do Tocantins, fica na divisa entre os Estados do Pará e do Maranhão. Segundo dados do IBGE, a população estimada é de 4.403 habitantes e sua área territorial é de 287 km².

A equipe da operação, que será realizada em janeiro de 2007, é formada pelos professores Luís Nascimento, do curso de Jornalismo, e João Alberto Paschoa, do curso de Biologia e pelos alunos Nara Assunção, Carolina Tanferri Pellegrino, Beatriz Sassaki, André Alflen Júnior, Eloize Felipe e Maria Julia Assumpção.

Segundo o professor João Alberto, esta é uma experiência única aos seis estudantes que foram selecionados depois de uma reunião com mais de 60 candidatos. O objetivo é somar as habilidades de cada um e assim formar um grupo com múltiplas funções. “Eles poderão colocar em prática, além do conhecimento teórico da faculdade, atividades extras como dança, teatro.. E é isso que realmente faz a diferença no resultado final da operação”, disse o professor, que na próxima semana irá visitar São Sebastião do Tocantins, junto com a Prof. Renilda coordenadora pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto que desenvolverá atividades em conjunto com UNISANTA. O intuito desta viagem é conhecer as principais necessidades do município e elaborar, em cima dessas informações, atividades que ajudem a melhorar a realidade da população local.

A universidade será representada por mais duas equipes, com operações no Maranhão, também localizado na Amazônia Oriental, e no Rio Grande do Sul.

UNISANTA no Projeto Rondon – De 16 a 28 de julho deste ano, a Universidade participou da Operação Vale do Ribeira, com atuações nos municípios de Apiaí, Iporanga, Pariquera-Açu e Barra do Chapéu. Em 2006, alunos e professores participaram da Operação Amazônia, nas cidades de Porto Esperidião, em Mato Grosso; e Guarajá-Mirim, em Rondônia. Em 2005, a UNISANTA foi a única universidade particular do País selecionada para participar da Operação Acre, atuando no município de Porto Walter.