A BrincaSanta, Brinquedoteca da Faculdade de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), completou seu primeiro ano de atividades no dia 2 de maio.

Em comemoração ao aniversário, foram apresentados slides com fotos das crianças e um álbum com histórias e desenhos feitos no local.
A atividade foi realizada na BrincaSanta, Rua Oswaldo Cruz, 266, às 11 horas, com a presença da alta direção da Universidade, professores e alunas da Faculdade de Pedagogia, além de algumas crianças que freqüentam o local.

BrincaSanta – Inaugurada em 2005, a Brinquedoteca é um espaço lúdico-pedagógico, científico e cultural, criado para oportunizar o brincar, o lazer e o prazer em aprender no desenvolvimento de crianças de 2 a 12 anos. O objetivo é contribuir para a valorização do brincar na formação do ser humano.

Entre os locais utilizados para o aprendizado das crianças estão: a Oficina de Arte-Sucatoteca, o Canto dos Jogos, o Canto da Leitura, o Canto do Brincar e o Canto Fofo. Esses espaços foram criados a partir da confecção artesanal de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos elaborados pelas alunas da Faculdade de Pedagogia, sob orientação dos professores.

Possui ainda a Área Externa, para jogos e brincadeiras, e a Oficina de Restauração e Higienização, onde os brinquedos danificados são consertados e limpos.

Semanalmente a Brinquedoteca atende em média 120 crianças do Lar Santo Expedito, da Creche Lar Infantil Santa Rita de Cássia e do Colégio Santa Cecília (Educação Infantil e Série Inicial). Aos sábados, o espaço é aberto para os filhos de funcionários da UNISANTA.

Seu acervo conta com 456 brinquedos e jogos confeccionados artesanalmente pelas alunas. Deste total, uma pequena parcela dos brinquedos provém de doações da comunidade (cerca de 5%).

Além das atividades no local, a Brinquedoteca também leva seu trabalho à comunidade. Em 2005 foram realizadas oficinas de Jogos e brinquedos com sucata na Vila dos Criadores em Santos, com atendimento a mais de 100 crianças; capacitação de professores na formação lúdica para o programa Alfabetização Solidária; além de visitas a outras brinquedotecas locais para troca de experiência.

Visitas – Em seu primeiro ano de funcionamento, a Brinquedoteca recebeu cerca de 150 visitantes de escolas públicas, empresas que atuam com responsabilidade social, instituições filantrópicas, profissionais de Educação e Psicologia e alunos da UNISANTA. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. O agendamento de vistas pode ser feito pelo telefone 3202-7100, ramal 7336.