Trabalhar a auto-estima. Esse foi o tema debatido no dia de abertura da 18ª edição do Programa Alfabetização Solidária na Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Com a palestra “Alfabetização e Cultura no Século XXI – a preparação do professor para enfrentar desafios”, as professoras Silvia Costa e Emília Cavalcante, começaram os trabalhos com os alfabetizadores.

No sábado (19) a idéia foi descontrair, misturar a diversão ao aprendizado, com as palestras “Descobrindo pessoas” de Cristiane Branco e “Alfabetizando com histórias”, ministrada por Selma Constatda e Lucia Mendes.

O final de semana continua com mais oficinas, só que dessa vez o local foi outro. No domingo (20) foi realizada uma atividade cultural na orla da praia de Santos. Os educadores tiveram aulas junto ao mar e ao povo de Santos.

A semana começou agitada, com a secretária de esportes de Santos, Gilmara Guerrisi, botando todo mundo para se mexer no período da manhã. Na palestra “Corporiedade não tem idade”, a secretária mostrou a importância da saúde na educação. No período da tarde os números tomaram conta do Alfabetização Solidária. A aula de matemática foi dada pelo professor Marcos Antônio de Jesus. Em seguida, os alfabetizadores conheceram a importância do cinema na educação, com palestra de Eduardo Ricci.

Nesta terça, dia 22 de fevereiro, é a vez de conhecer alguns pontos turísticos de Santos e São Vicente. Além de uma visita a Câmara Municipal de Santos e uma volta de bonde, os participantes irão ver de perto todos os títulos do Santos Futebol Clube, no Memorial das Conquistas. A noite a programação prossegue com mais oficina.

A manhã de quarta-feira (23) começa falando sobre a importância da documentação. A professora Ana Carolina Ribeiro irá ensinar os capacitadores a utilizarem o material recebido. No período da tarde, Beth Rezende e Peilton Sena, falam sobre leitura e poesia, respectivamente.

No penúltimo dia de oficinas, quinta-feira (24), serão ensinadas novas maneiras de dar uma aula, com as oficinas: “Dobradura”, “A transformação na arte de ensinar” e, “De onde todas estrelas parecem iguais”.

Poesia será o tema debatido no último dia de oficinas (25) do Alfabetização Solidária. A professora e poeta, Vera Machado, ministrará a palestra “Olhar com os olhos de ver”, que falará da importância da poesia na educação.

Encerrando as atividades haverá uma visita a Santos, no sábado pela manhã (26). Os capacitadores terão a oportunidade de dar um passeio pela orla da praia, acompanhados por membros da UNISANTA.