O projeto Rondon, que é coordenado pelo Ministério da Defesa, com o apoio de mais 11 ministérios, recomeçou, em 2005, durante a primeira gestão do governo do atual presidente, Luís Ignácio Lula da Silva. Desde então, cresce o número de cidades atendidas e de universitários envolvidos. “É uma lição de vida e cidadania. É um projeto que tem como finalidade levar o universitário às diferentes realidades do nosso país”, definiu o coordenador geral do projeto, General Celso Krause.

Segundo ele, 944 universitários, distribuídos em 63 municípios, estão participando na operação de 2007. “Do Chuí, no extremo sul do Brasil à Pacaraima, em Roraima, no norte do País. De Tabatinga, no extremo oeste a Caiuru, Bahia, litoral atlântico. É uma grande distribuição de pessoal conhecendo uma nova cultura, formando contatos com irmãos brasileiros de regiões distantes e trocando experiências e saberes”, disse o general. “Enfim, estão conhecendo e ajudando o nosso país”.

Para o tenente Salvador, o RONDON é uma oportunidade, também, para a população local, que sempre é a mais beneficiada com projetos, palestras, cursos, todos desenvolvidos pelos rondonistas, auxiliando na capacitação de gestores, professores… “Certamente, outro ponto positivo do projeto é a gama de conhecimentos adquiridos. O contato com outra região, outras culturas, fortalece nos rondonistas o sentimento de responsabilidade para com o nosso País, angariando atributos necessários para a formação de um cidadão com valor patriótico”, disse o tenente.