No próximo sábado (7/06), a partir das 9 horas, seis alunos e dois pesquisadores do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) estarão participando de um mutirão de limpeza da área de mangue, próxima à Dow Brasil.
A atividade faz parte da programação da Universidade e da empresa para a Semana de Meio Ambiente. Além dos representantes da UNISANTA, estão envolvidos na atividade alunos de escola públicas da região, funcionários da Dow Brasil e escoteiros.
Os voluntários percorrerão a pé quatro trilhas no mangue, monitorados por estudantes da UNISANTA e acompanhados por três barcos de alumínio de pequeno porte: dois da Universidade e um da Dow Química. As trilhas perfazem cerca de dez mil quadrados.

Pesquisa – Localizado às margens do Rio Santo Amaro, distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá, o manguezal já está sendo alvo de pesquisas dos alunos da UNISANTA.
Segundo o gerente de Segurança e Meio Ambiente da Dow Brasil – Unidade Guarujá, José Pereira, o convênio científico-tecnológico com a Universidade, servirá para fazer um detalhado estudo do mangue, identificando a fauna e a flora, para posteriormente instalar uma Estação de Educação Ambiental sem danificar o meio ambiente.
O gerente da empresa afirma ainda que estão sendo estudados vários modelos de estações suspensas, que permitem ao visitante conhecer o manguezal sem tocar o solo. Além de contar com a participação dos alunos de Ciências Biológicas, a idéia é envolver estudantes de Arquitetura da UNISANTA no desenvolvimento do projeto arquitetônico da estação, acrescenta Pereira.
Biodiversidade – Segundo o professor Orlando Couto Júnior, coordenador das pesquisas pela Universidade, as primeiras amostras coletadas no mangue indicam uma biodiversidade considerável de organismos marinhos. “Apesar de encontrarmos toda a espécie de lixo trazido pelo rio, a área não está totalmente degradada e é um refúgio de flora e fauna”, afirmou o biólogo.
Exposição – O registro deste material será exposto, através de fotos, de 5 a 7 de junho, no Restaurante da Dow Brasil.