Aos 29 anos, o atleta participa dos Jogos Olímpicos pela segunda vez.

Representante do Brasil nos Jogos Rio 2016, o nadador Tales Cerdeira está pronto para disputar sua segunda Olimpíada. Nesta terça-feira (9), o atleta participa das eliminatórias dos 200m peito, na série 2, raia 4, às 14h, no Estádio Aquático Olímpico, na capital carioca.

A prova tem como recordista mundial o japonês Akihiro Yamaguchi, com o tempo de 2m07s01, em Gifu 2012. O húngaro Daniel Gyurta detém o recorde olímpico com a marca de 2m07s28 obtida nas Olimpíadas de Londres 2012.

Nascido no Rio de Janeiro, o nadador de 29 anos conquistou a marca necessária para as Olimpíadas, durante o Troféu Maria Lenk de Natação, que aconteceu no Estádio de Esportes Aquáticos do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Cerdeira obteve o tempo de 2m10s99, abaixo do índice olímpico – 2m11s66. Com essa marca, ele, então, passou a ser o brasileiro com o melhor índice na prova e não foi superado pelos seus adversários.

Tales conta que todo o clima de Olimpíadas o motivou a treinar ainda mais para atingir o objetivo. “Comecei o ano desacreditado, já que não vinha conseguindo render nesta prova, que é a minha especialidade. Acho que o espírito olímpico me contagiou, principalmente pelo fato dos Jogos serem aqui na minha cidade”, disse o carioca.

Sobre a participação no Rio 2016, o atleta diz que tem plena consciência da dificuldade que existe para chegar a uma final. “Já tive a experiência de Londres, quando faltou muito pouco. Mas hoje me vejo em uma situação mais favorável, sem lesão, 100% saudável, e ainda mais motivado pelos Jogos acontecerem na minha cidade”.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Tales nadou as eliminatórias em 2min11s05. Na semifinal, o atleta fez o tempo de 2min09s77, terminando na nona colocação, a uma posição da final olímpica.
Saiba mais sobre o atleta