Marcelo

O saudoso Milton Teixeira, um dos fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília, pai de Marcelo, também foi um grande incentivador dos esportes.

O título de maior clube de maratonas aquáticas do mundo não foi dado à Unisanta apenas por ser a única a ter duas nadadoras na prova de águas abertas nos Jogos Olímpicos do Rio. O reconhecimento é resultado de um trabalho iniciado há muitos anos por alguém que acreditou nesta e em outras modalidades esportivas:  o patriarca Milton Teixeira, um dos fundadores do Complexo Educacional Santa Cecília, pai de Marcelo Teixeira e das irmãs Sílvia, Lúcia e Cecília, também dirigentes da Universidade.

Marcelo, que divide seu tempo nas funções de pró-reitor administrativo da Unisanta, de diretor-presidente do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas e de presidente da Associação Santa Cecília Esportes, herdou do pai esse amor pelos esportes. Milton Teixeira foi um conceituado atleta de basquete, um vitorioso dirigente de voleibol, grande incentivador da natação e, como presidente do Santos FC, levou o clube da Vila Belmiro ao título de campeão paulista.

Também como presidente, Marcelo Teixeira levou o Santos FC a títulos internacionais, nacionais e estaduais, como o Bicampeonato Brasileiro 2002/2004, o Vice-Campeonato da Libertadores 2003 e o Bi Estadual de 2007 e 2008. Mas é a natação o foco atual de Marcelo e seu trabalho já rende frutos. Hoje a Unisanta se consolida entre as quatro principais potências do esporte do País e como a primeira entre instituições de ensino.

O dirigente já organizou importantes eventos internacionais e nacionais de natação, além de incentivar e investir em atletas em início de carreira, como as duas únicas representantes do País na maratona das Olimpíadas de 2016, as campeãs mundiais Ana Marcela e Poliana Okimoto, e de outras dezenas de campeões no passado em outras modalidades, e de novos talentos que despontam, como  Felipe Ribeiro, que já derrubou marcas de Cielo e de Matheus Santana, quando os dois eram mais jovens.

São exemplos de arrojo e incentivo ao esporte as maratonas internacionais de natação realizadas em Santos nos anos de 2007/2013: os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina, a Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Câmara Agondi. As edições da prova, realizadas pela Universidade, foram definidas pela Federação Internacional de Natação (Fina) como referência em termos de organização e, sobretudo, segurança.

“O trabalho pioneiro iniciado pela Universidade Santa Cecília em provas de Águas Abertas e no investimento em categorias de base da natação hoje rende frutos como essas classificações olímpicas”, afirma Marcelo Teixeira.

Para o jornalista especialista em esportes aquáticos, Alex Pussieldi, “a paixão pelas águas abertas está intrínseca na filosofia do esporte da Unisanta e também no trabalho de Marcelo. É uma tradição, é um sentimento de responsabilidade e compromisso com a modalidade”.

 Resultados – Sobre a equipe de dez profissionais que a Unisanta levará às Olimpíadas, Marcelo fala com emoção. “É um momento histórico para o esporte nacional. Um momento único que todos sonharam, trabalharam e lutaram para isso. Estamos orgulhosos e emocionados, pois sabemos da luta diária desses atletas que exploram seus próprios limites. É um ótimo resultado e a expectativa é grande”.

Mas, além da preparação e formação do atleta, a Unisanta também se destaca por sua estrutura, já comparada com a de grandes Universidades americanas. Com a chancela do COB para receber delegações estrangeiras, a Universidade foi escolhida por quatro delas: Itália, Eslovênia, Rússia e Japão, para treinos antes dos Jogos Rio-16.

Infraestrutura modelo – Segundo Teixeira, em entrevista à Revista Nove Cidades, a escolha da universidade pelas equipes se deu principalmente em virtude da praticidade do Complexo Esportivo, que reúne piscinas – uma olímpica aquecida, com teto retrátil e uma semiolímpica aquecida coberta –, academia e salas ambientes específicas, além das clínicas e laboratórios de fisioterapia, e  fisiologia, que estarão à disposição das delegações.

Ainda de acordo com a revista, a Unisanta é referência em competições esportivas internacionais – principalmente aquáticas, que projetam a Universidade mundialmente. “Por isso, muitos atletas que participarão dos Jogos Olímpicos já conhecem o nosso Complexo e isso facilitou muito na decisão  quanto ao local de treinamentos”, completa.  A Unisanta também faz um trabalho de prospecção de delegações junto aos Comitês Olímpicos Nacional e Internacional, em parceria com a prefeitura.

Marcelo acredita que, como já foi integrante do comitê que organizava o Campeonato Mundial de Clubes, na FIFA, e trabalhou bastante no período pré-Copa para que a região recebesse delegações, esta experiência ajudou no resultado positivo para os Jogos Olímpicos e a vinda destas delegações para o Complexo Poliesportivo da Unisanta.

O escritor – Marcelo Teixeira é autor de Revolution 9, seu livro que inspirou a realização do documentário Renata, também de sua autoria, em homenagem à maratonista Renata Agondi. Como sempre teve seu nome ligado ao esporte e à educação, foi como dirigente esportivo seu primeiro contato com Renata Agondi, a jovem nadadora que trouxe para reforçar a equipe do Santa Cecília. (Revolution 9 é o nome da música dos Beatles preferida pela atleta, desaparecida tragicamente em uma tentativa de travessia do Canal da Mancha em 1988). Renata virou personagem principal de suas obras.

Currículo – Marcelo Teixeira é formado em Administração de Empresas e Direito. Casado com   Valéria Simões Teixeira, é pai de Caroline Simões Teixeira e Marcelo Teixeira Filho, que já se prepara para seguir seus passos na Administração do Complexo Santa Cecília e dar continuidade ao seu trabalho na área esportiva.

A fundação do Memorial das Conquistas do Santos FC, um dos pontos turísticos e culturais mais visitados da Cidade de Santos, figura entre as iniciativas de Marcelo Teixeira, o presidente mais jovem da história do futebol brasileiro a dirigir um grande clube, o Santos FC, aos 27 anos de idade. Ocupou esse cargo no biênio 1992/1993 e de 2000/2009, época de grandes vitórias da agremiação santista.

Esportes aquáticos – Foi delegado de Natação da 7ª Região da Federação Paulista de Natação – (1989/1991); Vice-Presidente da Federação Paulista de Natação – Triênio (1991/1993); Chefe das delegações de várias equipes de esportes, inclusive da que participou do VII Meeting Internacional do Porto; Vice-Presidente da Federação Aquática Paulista – Quadriênio 1998/2001; Organizador da Copa Santa Cecília de Natação/Troféu “Renata Câmara Agondi” e da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu “Renata Câmara Agondi”. No ano 2000, recebeu da CBDA a medalha Mérito Aquático.

Seu amor ao esporte também se reflete em outras iniciativas, como a concessão de bolsas de estudo a nadadores, no Colégio e na Universidade Santa Cecília.  Esse trabalho de apoio material e educativo tem permitido a revelação de atletas de projeção nacional. As bolsas são dadas sempre com a condição de que os nadadores deem continuidade aos estudos, porque Marcelo Teixeira acredita na ligação indispensável entre a cultura do corpo, do espírito e do intelecto. A criação dos Jogos Unisanta, maior evento esportivo universitário do Estado, por exemplo, atrai anualmente milhares de jovens.

Mas na última edição dos Jogos, a XXXIII (2016), não foi apenas Marcelo a única figura relevante à frente das decisões. Marcelo Teixeira Filho, de 20 anos, estava lá, ao lado do pai, tomando iniciativas.  O legado de Milton passou para Marcelo, que está preparando Marcelinho, e a premissa “educação aliada ao esporte” vai se consolidando de geração em geração.