As duas equipes permanecem na Unisanta até o dia 10/8

O atual líder da Copa do Mundo da Fina de Maratonas Aquáticas (10 km) em 2016, o italiano Simone Ruffini (26 anos) iniciou, na última segunda (1), treinamento pré-jogos olímpicos, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O atleta da Itália ganhou medalha de ouro na prova dos 25 km e o 7º. lugar nos 10 km no Mundial de Kazan, em 2015.

Além de Ruffini, também escolheu a estrutura do Complexo Poliesportivo da Unisanta, para a aclimatação, Federico Vanelli (25 anos), que ocupa a 4ª. colocação na Copa do Mundo Fina de Maratonas e conquistou a 10ª. posição nos 10 km de Kazan (2015).

Também representa o time de Maratonas Aquáticas da Itália Rachele Bruni, atual campeã mundial da Copa do Mundo Fina, que está fazendo treinamento em altitude.

Natação e Triatlo – A equipe de natação da Itália também está na Unisanta para aclimatação. Cerca de 30 atletas começaram o treinamento no dia 23 de julho e embarcam para o Rio nesta quarta (3). Entre os destaques da delegação italiana estão Gregório Paltrinieri, ouro nos 1500 metros livre e Campeão Europeu em Londres (2016). Sua meta é conquistar a medalha de ouro e o recorde mundial na modalidade, na Rio 16; Federica Pellegrini, atual recordista mundial e campeã olímpica em Pequim/2008 nos 200 metros livre, e Marco Orsi, prata nos 40 metros livre no último Mundial de Piscina Curta, está se recuperando de uma lesão.

Os quatro atletas da equipe italiana de triatlo chegam à Universidade no próximo dia 9.

Japão – Além da equipe de Maratonas Aquáticas da Itália, a equipe de Maratonas Aquáticas do Japão também realizará treinamento na Unisanta. A dupla japonesa, Yasunari Hirai (masculino) e  Yumi Kida (feminino), inicia os treinos nesta  quarta (3).

Yasunari Hirai (26 anos) foi o 15º colocado na prova dos 10 km nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e conquistou a 11ª colocação na prova dos 10 km no Mundial de Kazan, em 2015. Já Yumi Kida (31 anos) foi a 12ª colocada na prova dos 10 km em Londres e ocupa a 14ª colocação da Copa do Mundo Fina de Maratona Aquática (10 km) em 2016.

Quatro delegações estrangeiras – O Complexo Poliesportivo da Unisanta também foi escolhido como local de treinamento de outros dois países que participarão do Jogos Olímpicos. As seleções da Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática) utilizam as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou, em 2012, lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos. Na oportunidade o COB apontou que apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.