Previsão de ondas intensas do quadrante sul-sudeste para sexta (11) se mantém

123

Informações são do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta.

Conforme previsto pelos modelos, o mar já está agitado. De acordo com os registros Praticagem de São Paulo, foram observadas ondas de altura significativa de 1,9m na Ilha das Palmas (10h). A previsão é de que essa ondulação se intensifique na tarde de hoje e atinja seu ápice na próxima sexta-feira (11/08) às 17h com ondas oriundas do quadrante sul-sudeste, chegando com maior intensidade nas Praias do Itararé e Gonzaguinha em São Vicente. As ondas devem superar 3,4m na zona costeira e 2m na Ilha das Palmas, alcançando 0,4m de altura na Ponta da Praia e 0,7m na Praia do Gonzaguinha (Figuras 1 e 2).
Com relação ao nível do mar, a previsão é de condição normal da maré durante a sexta feira, atingindo 1,4m às 4h40, e a segunda máxima do dia está prevista para às 16h50 com 1,2m de nível do mar durante o ápice da ondulação (Figura 3).

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões e das condições de mar ao longo dos próximos dias, e informam que se a previsão de hoje se mantiver, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas na região da Ponta da Praia, oriundos da agitação marítima, devido a direção preferencial da ondulação ser oriunda do quadrante sul-sudeste. Também não são esperados alagamentos, ocasionados pelo nível do mar, nas vias públicas.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 11h de quinta-feira (10/08/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Confira o boletim na íntegra Boletim_NPH-Unisanta_20170810.pdf