NPH informa: Ainda há previsão de maré elevada e ondas moderadas para hoje (10)

88

Mar agitado e maré elevada ocorreram nesta madrugada e ainda há previsão de maré elevada e ondas moderadas para o sábado, informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da UNISANTA

Conforme previsto pelo NPH-Unisanta, com a chegada da frente fria na região, o mar está agitado e a maré está acima do normal. Na madrugada de sábado os sensores da Praticagem de São Paulo, localizados na região da Ilha das Palmas, registraram ondas superiores a 2 metros, maré de 1,75 m e ventos de 33 km/h.

De acordo com os modelos numéricos, há previsão de maré elevada na tarde de hoje (10/06), atingindo valores superiores a 1,75 metros. O ápice da maré acontecerá às 15h10 com 35 centímetros acima da previsão da tábua de marés (Figura 1). Segundo o modelo de ondas, o mar ficará agitado durante todo o final de semana com ondas moderadas oriundas do quadrante sul (Figura 2 e Figura 3).

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das condições de mar e das previsões ao longo do dia, e informam que se a previsão de hoje se mantiver, há a possibilidade de alagamento das vias públicas no período da tarde, ocasionado principalmente pela elevação da maré. Contudo, não é esperado grande impacto das ondas nas estruturas urbanas da orla.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br

Boletim emitido às 10h15 de sábado (10/06/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Confira o boletim na íntegra Boletim_NPH-UNISANTA_20170610