Por Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas

Nessa madrugada (29/10 ~2h), os marégrafos da Praticagem de Santos registraram uma maré de 2,40m na Ilha das Palmas e de 2,45m na Ilha Barnabé, esses foram os maiores registros desde que se iniciou a coleta de dados nessas regiões. Com a chegada da ressaca na tarde de ontem, segundo os dados coletados, a maré não havia ultrapassado 2 metros. Com relação a agitação marítima (ondas), na tarde e na noite de ontem (28/10) o sensor da Praticagem de Santos registrou ondas superiores a 3,1m na região da Ilha das Palmas. Nesse momento (29/10/2016 10h), são registradas ondas de 2,6m na Ilha das Palmas.

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão é de uma maré elevada ainda na tarde de hoje, podendo ultrapassar os 2,0m após às 14h, e ondas de 3,0m na Entrada do Canal de Navegação do Porto e superiores a 2,0m na Ilha das Palmas, oriundas principalmente do quadrante sul, não atingindo assim diretamente a região da Ponta da Praia como ocorrido nos eventos extremos anteriores.

Entretanto, ressalta-se que ainda podem ocorrer impactos nessa região, na região da Zona Noroeste de Santos e em alguns bairros em São Vicente. Nesse sentido, os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam que a população fique atenta e acompanhem as condições do mar ao longo do dia de hoje.

Para o início desta noite e madrugada de 30/10 a previsão é que haja uma redução da maré (1,80m ~2h50) e da agitação marítima, e no restante do domingo (30/10) o mar já estará menos agitado.

Boletim emitido às 10h30 de sábado (29/10). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário.

Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Confira o boletim na íntegra com imagens Boletim_NPH-Unisanta_20161029.pdf