Figura 1. Resultado do modelo de ondas para a região da Baía de Santos no dia 29/04/2017 às 0h00. A escala de cores indica a altura significativa das ondas e as setas a direção de propagação.

Altura de onda superou os 3 metros na baía de Santos e a previsão é de mar agitado para hoje (28/04) e amanhã (29/04), informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta

Nesta madrugada, os sensores da Praticagem de Santos, localizados na região da Ilha das Palmas, registraram ondas superiores a 3 metros de altura significativa e a maré atingiu 1,6m segundo o marégrafo da Praticagem. A previsão é que a maré supere os 1,8 metros na tarde de hoje (28/4, às 16h), com ondas de 2,4 metros de altura oriundas do quadrante sul na região costeira, segundo os modelos numéricos do NPH-Unisanta. O ápice de altura das ondas está previsto para esta madrugada.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento dos dados coletados em tempo real e das previsões ao longo dos próximos dias, e informam que se a previsão de hoje se mantiver, há a possibilidade de alagamento das vias públicas ocasionados principalmente pela elevação da maré, podendo ser agravado caso ocorram chuvas intensas. Contudo, devido a direção de propagação da onda, não são esperados impactos significativos das ondas nas estruturas urbanas da Ponta da Praia.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 9h30 de sexta-feira (28/04/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para a região da Baía de Santos no dia 29/04/2017 às 0h00. A escala de cores indica a altura significativa das ondas e as setas a direção de propagação.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões
da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta
da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar
(maré) na estação da Ilha das Palmas. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.