O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas – NPH da Universidade Santa Cecília (Unisanta) informa que uma ressaca moderada atinge a região costeira da Baixada Santista nesta sexta-feira (18/11).

Pela manhã já foram registradas ondas de 2,7 metros pelos sensores da Praticagem de Santos na ilha das Palmas e a previsão é que essa onda se mantenha superior a 2,5 metros no dia de hoje. O pico da maré será às 17 horas, podendo atingir 1,7m. Entretanto,  essa altura não é tão elevada como nos eventos ocorridos na última ressaca de outubro, em que o nível do mar atingiu entre 2,0 até 2,4 metros, no dia 29/10.

Essa ressaca está sendo causada pela passagem de uma frente fria, que é caracterizada por ventos intensos do quadrante sul. Pela manhã foram registrados ventos fortes de 60km/h, que provocaram um empilhamento da água do mar, superando a previsão da tábua de marés da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha em 50 cm.

“Segundo os modelos hidrodinâmicos utilizados pelo NPH, que consideram não só a previsão da tábua de marés, mas também a influência dos ventos, o pico maior da maré será às 17 horas desta sexta-feira, podendo atingir 1,7m e com ondas superiores a 2,5m”.

“A maré estará mais alta do que o habitual, mas a ressaca esperada será moderada, se comparada aos eventos anteriores, principalmente porque estamos próximos de uma maré de quadratura, ou seja, sobre influência de uma lua minguante”, afirma o pesquisador do NPH, Renan Ribeiro.