No seu melhor desempenho, em três etapas dos Campeonatos Brasileiros Júnior (Troféu Júlio de Lamare) e Sênior (Troféu Daltely Guimarães) de Natação de 2006, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) conseguiu, na manhã deste sábado (16/12), quatro medalhas de ouro, sendo três delas na categoria sênior, o que lhe mantém na luta pelo tetracampeonato da competição que homenageia o saudoso treinador santista Daltely Guimarães. As disputas terminam neste domingo (17/12), pela manhã na piscina do Clube Álvares Cabral, em Vitória, no Espírito Santo. Na etapa, a UNISANTA obteve 14 medalhas (quatro de ouro, sete de prata e três de bronze). Nas duas etapas anteriores havia somado dez (três, seis, e uma).

Após três etapas, a UNISANTA ocupa a vice-liderança no Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães, com 325 pontos, contra 382 do líder EC Pinheiros. A diferença de pontos entre os dois primeiros colocados se manteve inalterada em relação à segunda etapa (57 pontos), mas as disputas deste sábado serviram para ampliar a vantagem da equipe do técnico Márcio Latuf, em relação ao terceiro colocado, Minas Tênis Clube, que soma 144. A diferença pulou de 57 pontos para 181.

Já no Campeonato Brasileiro Júnior, a UNISANTA ocupa a terceira colocação, com 453 pontos. O Pinheiros lidera com 705 pontos, seguido ainda pelo Minas Tênis, com 638,50. Na divisão do Júnior, o Minas Tênis foi ultrapassado pelo Serc São Caetano, novo líder do Júnior I, com 296 pontos, 15 à frente do Minas. Já o Pinheiros manteve a liderança do Júnior II, agora com 520 pontos.

As duas competições, somadas ao Torneio Open Correios/CBDA, que reúne apenas os oito melhores tempos extraídos das categorias júnior e sênior, registram até o momento 27 recordes de campeonato e um brasileiro e sul-americano. Neste sábado, foram estabelecidos nove recordes de campeonato.

A UNISANTA soma 24 medalhas nas duas competições, sendo sete de ouro, 13 de prata e quatro de bronze. Na sênior, foram obtidas 14 medalhas, sendo quatro de ouro, sete de prata e três de bronze. Na júnior, mais dez medalhas, com três de ouro e seis de prata e uma de bronze.

Nesta terceira etapa, as medalhas de ouro da UNISANTA vieram com Amanda Armelau, nos 200 metros nado livre júnior II, com 2m06s85; Natália Grava, nos 50 metros estilo borboleta sênior, com 28s19; Monique Ferreira, nos 200 metros nado livre sênior, com 2m03s17, e pela equipe do 4x50m livre masculino sênior, formada por Christiano dos Santos, Armando Pedroni, Israel Murat e Joel Moraes Santos Júnior, que registraram a marca de 1m33s04.