Mais um grande nome da natação brasileira chega para reforçar a equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) nesta temporada 2007. O cuiabano Felipe Lima, recordista brasileiro e sul-americano dos 100 metros nado de peito em piscina longa (50 metros), acertou sua transferência para a equipe santista, que já havia definido a vinda, entre outros do campeão mundial e recordista mundial dos 50 metros nado borboleta em piscina curta (25 metros), o paraibano Kaio Márcio de Almeida.

Nascido em Cuiabá no dia 5 de abril de 1985, Felipe Lima, de 81 quilos e 1,90m de altura, começou a nadar aos 12 anos, incentivado pelos pais. Treinado por Alexandre Soledade, ele foi convocado para o Pan da República Dominicana em 2003 como reserva da equipe nacional.

Ele é um dos principais especialistas nos 50m e 100m peito. No Torneio Open Correios-CBDA, em dezembro último, em Vitória do Espírito Santo, ele abaixou seu recorde sul-americano nos 100m peito. O nadador mais novo integrantes da equipe do técnico Márcio Latuf marcou 1m01s52, e baixou em quatro centésimos a marca antiga (1min01s56), que ele estabeleceu no Troféu Brasil, em setembro último.

Com o resultado, Lima garantiu vaga nesta prova para o Mundial de Desportos Aquáticos, que será disputado em março do ano que vem na Austrália, e ficou bem perto de representar o Brasil nos 100m peito no Pan-2007, no Rio de Janeiro. “Estava bem e acreditava no recorde. Graças a Deus saiu esta marca e agora já penso em 2007, para entrar 200% no Mundial e no Pan”, disse o atleta, que espera ter uma grande passagem pela UNISANTA. “Minha expectativa é enorme em iniciar um trabalho que confio ser vitorioso”.

DOMÍNIO NO NADO DE COSTAS – A UNISANTA trouxe ainda mais um reforço para equipe. O paranaense Leonardo Sumida é mais um especialista em nado de costas a integrar a equipe neste início de temporada. Antes dele, haviam acertado Leonardo Guedes e Daniel Orzechowski, o que implica em dizer que a UNISANTA terá o domínio quase que absoluto nas provas de estilo costas, nas competições nacionais e continentais.

Maior destaque da natação paranaense nos últimos anos, foi Leonardo Sumida, de 20 anos, foi campeão brasileiro sênior em 2006 na prova dos 50 metros nado de costas e medalha de bronze nos Torneio Open Correios-CBDA, na provas dos 50 metros costas.

Completam a lista de reforços Yana Medeiros, Daynara Lopes de Souza, Adriano Schonenberg e Livia Santos, que está de volta à equipe, depois de uma breve ausência.