A já estreita ligação do nadador paraibano Kaio Márcio Ferreira Costa de Almeida com a Cidade de Santos acaba de se tornar ainda mais intensa. Em 17 de dezembro de 2005, na piscina do Clube Internacional de Regatas, ele estabeleceu o atual recorde mundial dos 50 metros nado borboleta, em piscina curta, com o tempo de 22s60. Agora, ele, de olhos voltados para o Mundial de Melbourne, Pan Rio 2007 e Pequim 2008, acaba de acertar sua transferência para a equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), uma das potências da natação brasileira, que se reforça para viver em 2007 uma temporada ainda mais vitoriosa que a de 2006.

“A vinda do Kaio Márcio faz parte de um planejamento feito há muito tempo”, destaca o técnico da UNISANTA e da seleção brasileira, Márcio Latuf. “Nos últimos anos, temos trabalhado no sentido de dotar a Universidade de uma base sólida, capaz produzir grandes talentos. Mas, ao mesmo tempo, diante da qualidade de treinamento e suporte que podemos oferecer, temos atraído grandes nomes do esporte em nível nacional e internacional. O Kaio se encaixa perfeitamente dentro do perfil que a UNISANTA impõe ao esporte, em particular à natação”.

O técnico ressalta ainda que a chegada de Kaio Márcio, não apenas enriquece a equipe com resultados individuais altamente expressivos como ainda, e principalmente, faz vislumbrar a possibilidade de grandes desempenhos coletivos, já que para reforçar os times de revezamentos, também se junto à já forte constelação de estrelas da UNISANTA nomes como Daynara de Paula, recordista brasileira e sul-americana dos 50 metros nado borboleta em piscina longa; Leonardo Guedes e Daniel Orzechowski, duas expressões da jovem natação brasileira no estilo costas; Yana Medeiros e Livia Santos. “Esses atletas se juntam, por exemplo, a Eduardo Fischer, Monique Ferreira, Conrado Chede, Felipe May Araújo e Luiz Lima, entre outros.

O treinador adverte que a UNISANTA ainda deve anunciar mais dois ou três nomes, completando assim seu elenco para 2007. “Nossa intenção, como se observa com os nomes já definidos, é o fortalecimento da equipe com base em jovens talentos, muitos deles ainda na condição de júnior, ou passando agora para a categoria sênior”, afirma.

KAIO MÁRCIO – O novo reforço da UNISANTA nasceu em João Pessoa, na Paraíba, em 19 de outubro de 1984, é filho de José Marcio de Almeida e Gisleide Ferreira Costa de Almeida, Começou a nadar aos 9 anos, motivado por um problema de crise asmática.

Kaio começou a competir no Cabo Branco de João Pessoa, onde permaneceu até 1998. Depois, pelo Flamengo/RJ, de 1999 a 2001. Em 2002, voltou ao Cabo Branco. E, desde 2004 atuava pelo Nikita Sesi de Pernambuco. Ele treina sob o comando de Leodegário Arruda, que foi seu primeiro técnico no Cabo Branco.

A apresentação de Kaio Márcio como atleta da UNISANTA deve ocorrer, juntamente com a dos demais reforços, no período de 18 a 20, deste mês, quando a Universidade promoverá uma clínica de boas-vindas, com a participação de todos os seus nadadores e componentes da equipe técnica, além de dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP).