Poliana, bronze na maratona das Olimpíadas RIO 16, será homenageada com uma prova inédita. Luiz Rogério Arapiraca, também da Unisanta, integra outra dupla no Circuito Rei e Rainha do Mar.

Lucas Santos, colaborador

A nadadora e medalhista olímpica Poliana Okimoto, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), disputa o bicampeonato do Circuito Rei e Rainha do Mar, neste domingo (11), no posto 5 da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Poliana formará dupla com Allan do Carmo, que foi campeão em 2014 com Ana Marcela Cunha (Unisanta).

O Desafio Elite terá 16 nadadores divididos em oito duplas, representando sete países. Os atletas precisam completar seis voltas de 500 metros, sendo 450m na água e 50m de corrida na areia, divididas em três volta cada um. A competição começará pelos homens e será fechada pelas mulheres.

Além do Desafio de 6 km de duplas, a edição deste ano terá o Super Challenge, uma prova inédita de 10km, criada em homenagem à Poliana Okimoto e acontece neste sábado (10). Catarina Ganzeli, atleta da Unisanta, participará da prova.

Campeã em 2013, Poliana fará dupla com Allan do Carmo (campeão em 2014 ao lado de Ana Marcela Cunha). Os dois competiram juntos no ano passado e terminaram na quinta posição. Nesta etapa eles nadarão com toucas amarelas.

A outra dupla brasileira é formada por Luiz Rogério Arapiraca (também da Unisanta) e Betina Lorscheitter. Eles usarão toucas verdes.

Completam a competição a dupla norte-americana Chip Peterson e Haley Anderson, os holandeses Ferry Weertman campeão olímpico e Esmee Vermeulen, os italianos Dario Verani e Rachele Bruni, os japoneses Yasunari Hirai e Yumi Kida, os argentinos Guillermo Bertola e Julia Arino e os peruanos Piero Canduelas e Maria Bramont.

A TV Globo transmite ao vivo o Desafio Elite, a partir das 11h.