Nicholas Santos leva ouro nos 50m borboleta e marca segundo melhor tempo do mundo nesta temporada

94

Texto e fotos: E5+ Comunicação & Marketing

Gabrielle Roncatto e Nicholas Santos levam o ouro. Andrea Berrino fica com a prata nessa sexta-feira (20)

Rio de Janeiro (RJ) – A Unisanta conquistou três medalhas nessa sexta-feira (20), quarto dia de finais do Troféu Brasil Maria Lenk: duas de ouro e uma de prata. As provas acontecem até este sábado (21), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

Em prova emocionante, Gabrielle Roncatto conseguiu a medalha de ouro nos 400m medley feminino, com o tempo de 4m45s98. A nadadora de 19 anos estava atrás até os últimos 50 metros, quando obteve a vitória no sprint final. A também nadadora Danielle Roncatto foi ao pódio representando a irmã, isso porque Gabrielle saiu da piscina de competição e correu para a piscina de soltura para se preparar para a final A dos 200m livre feminino, poucos minutos depois. Nessa ela foi a quinta colocada.

“Sempre soube que a minha prova se decidiria no peito e no livre, que são meus fortes. Não sabia que seria tão disputado. Enfim, dei meu melhor e ainda bem que deu certo. Respirei e dei tudo de mim nos últimos 15 metros”, disse Gabrielle, antes de explicar a correria entre uma prova e outra.

“Foi muito corrido. Tive pouco tempo para soltar. Fiquei nervosa na hora de me trocar, mas serve como aprendizado. É válido. Não foi o que eu queria (o quinto lugar nos 200m livre), mas foi uma competição legal e agora é focar no revezamento 4×100 medley no último dia”, completou.

Gabi Roncatto

Outro vencedor da noite foi o veterano Nicholas Santos, nos 50m borboleta masculino. O nadador de 38 anos mostrou que continua em alto nível para completar a prova em 22s97, segundo melhor tempo do mundo nesta temporada.

“Estou muito feliz por mais um ouro no Maria Lenk. Gosto muito dessa prova. Fiz 22s61 no ano passado e agora 22s97. Meu objetivo é Roma, vou nadar em julho (Torneio Sette Colli) e espero bater essa marca de 2017. Eu sempre fico me desafiando”, disse Nicholas.

A terceira medalha veio com Andrea Berrino, nos 100m costas feminino. A argentina conquistou a prata após 1m1s46.

Nicholas Santos

Finais B

Gabriel Oliveira Souza venceu a final B dos 50m borboleta masculino, com o tempo de 24s23. Mattheus Massami Hirota foi o melhor dos 200m livre, com 1m49s44. André Calvelo foi o terceiro melhor nesta prova, com 1m50s22.

Danielle Roncatto foi a terceira melhor na final B dos 400m medley feminino. Marina de Oliveira obteve a segunda colocação nos 100m costas feminino.

As finais A valem medalhas, já os atletas na B garantem apenas pontos para a classificação geral dos clubes. A Unisanta se manteve na terceira colocação, com 957,50. Pinheiros está em primeiro com 2.071.

A competição serve como seletiva para três campeonatos: Pan-Pacific, Campeonato Sul-Americano Absoluto e os Jogos Olímpicos da Juventude. Após a quarta etapa dois nadadores da Unisanta estão classificados para o Pan-Pacific: Leonardo de Deus, com o tempo de 1m55s05, nos 200m borboleta, e Felipe França, nos 100m peito, com 1m00s26. Já a seleção para os Jogos Olímpicos da Juventude conta com um representante da equipe ceciliana: André Luiz Souza (100 metros livre), com o tempo de 49s47, sexto no ranking mundial.