Na condição de campeão brasileiro de maratonas aquáticas e pentacampeão da Travessia dos Fortes, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, integrou a lista dos melhores do ano elaborada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que a partir das listas tríplices de cada modalidade, promoveu a escolha dos destaques da temporada, ganhadores, portanto, do Prêmio Brasil Olímpico 2006.

Luiz Lima foi o único homem na lista das maratonas aquáticas, que contou ainda com Poliana Okimoto (vice-campeã mundial nos 5km e 10km) e Ana Marcela Cunha (Campeã Brasileira 2006, medalha de bronze na etapa da maratona aquática internacional de Belém).

A escolha do júri especial, formado por jornalistas, dirigentes esportivos e personalidades do esporte, recaiu sobre a vice-campeã mundial de maratonas aquáticas, Poliana Okimoto. Além da maratonistas, mais quatro atletas de esportes aquáticos receberão o Prêmio Brasil Olímpico 2006: Kaio Márcio Almeida (natação), Flávia Alvarenga (pólo aquático), César Castro (saltos ornamentais) e Caroline Hildebrant (nado sincronizado).

Cada Confederação Brasileira Olímpica – 49 no total – indicou três nomes por esporte e um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos e personalidades do esporte apontou o ganhador desta lista tríplice.

O COB ainda escolherá o melhor atleta do ano entre todas as modalidades. Concorrem a snowboarder Isabel Clark, os ginastas Laís Souza e Diego Hypólito, a jogadora de vôlei de praia Larissa, o atacante de vôlei Giba e o iatista Torben Grael. A entrega do Prêmio Brasil Olímpico ocorre no dia 12 de dezembro, em cerimônia no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro.

A CBDA indicou os seguintes atletas por modalidade aquática: Maratonas Aquáticas – Poliana Okimoto (vice- campeã mundial nos 5km e 10km),/ Ana Marcela Cunha (Campeã Brasileira 2006, medalha de bronze na etapa da maratona aquática internacional de Belém) e Luiz Lima, da UNISANTA (Campeão Brasileiro Absoluto, pentacampeão da Travessia dos Fortes).

Natação – Kaio Márcio Almeida (campeão mundial dos 100m borboleta em piscina curta em abril, em Xangai), Leonardo Guedes (campeão mundial dos 50m costas no I Mundial Júnior em agosto, no Rio de Janeiro) e Thiago Pereira (medalha de bronze nos 400m medley do Torneio Pan-Pacífico em agosto, no Canadá).

Pólo Aquático – Flávia Alvarenga (campeã sul-americana 2006, Campeã da Copa Pan-Americana 2006 e Campeã Brasileira 2006), Tess Oliveira (campeã sul-americana 2006, Campeã da Copa Pan-Americana 2006, medalha de bronze no Pan-Americano Júnior 2006) e André Cordeiro – Pará (Campeão sul-americano 2006)

Saltos Ornamentais – César Castro (Vice-campeão no Grand Prix de Roma da FINA, campeão brasileiro absoluto), Hugo Parisi (9º lugar no Mundial da China) e Juliana Veloso (campeã brasileira e sul-americana 2006).

Nado Sincronizado – Caroline Hildebrant (campeã sul-americana dueto, equipe e combo; 8º no combo, 10º lugar no dueto e 10º na equipe da Copa FINA), Lara Teixeira (campeã sul-americana dueto, equipe e combo; 8º no combo, 10º lugar no dueto e equipe da Copa FINA) e Nayara Figueira (campeã sul-americana solo, equipe e combo; 14º no solo e 8º lugar no combo e 10º na equipe da Copa FINA).