Mais um grande astro da natação em águas abertas garante presença na etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o próximo dia 26, às 10 horas, em Santos. O francês Stephane Gomez, vice-campeão do Circuito Mundial e principal rival do búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão), formalizou inscrição, o que faz crescer a expectativa em torno da realização da melhor prova de maratonas aquáticas de todos os tempos.

A prova, que abre o mais importante circuito internacional da natação em águas abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2007, reúne o maior número de estrelas do esporte em uma competição, já que estão confirmadas as presenças dos atuais campeões do circuito mundial, o búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão) e a alemã Britta Kamrau-Corestein, além do campeão do Mundial de Nápoles (Itália), o russo Yuri Kudnov.

Definida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a competição envolve ainda os campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, bem como a vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

Os preparativos para o maior show da natação mundial em águas abertas seguem a pleno vapor, com o envolvimento de todo o seu staff operacional e pessoal das Secretarias Municipais de Turismo e Esporte. Nesta segunda-feira (08/01), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), ocorre mais uma reunião, a partir das 10 horas.

Mais de 40 atletas, de 13 países, têm presença confirmada, enfatizando-se entre eles os integrantes dos chamados Top Five (cinco melhores dos rankings mundiais feminino e masculino). Segundo o árbitro internacional e diretor de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza, esta será a competição com o maior número de atletas do 1º. escalão das maratonas aquáticas do mundo. “Em nenhuma etapa até hoje observei tantas estrelas juntas para disputar uma prova do circuito mundial”, garante, com a experiência de que já participa das disputas, como atleta, técnico, árbitro o dirigente, desde os anos 80.

Nesta etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, que reverencia a memória uma das mais importantes atletas brasileiras em águas Abertas, o público terá a chance de ver confrontos épicos envolvendo, por exemplo, a brasileira Poliana Okimoto e a alemã Britta Karau-Corestein, como no Mundial de Nápoles, quando Poliana levou a melhor. Ou ainda entre o também nadador nacional Luiz Lima e o norte-americano Mark Warkentin, como ocorrido na etapa brasileira do Circuito Mundial de 2006, em Belém (PA), onde o americano venceu por batida de mão.

CREDENCIAMENTO – Para facilitar o trabalho da imprensa, a organização colocará à disposição dos jornalistas uma infra-estrutura que inclui sala de entrevistas e uma mini-redação, com pontos de internet e telefone, junto à área de competição. Como os atletas internacionais devem começar a chegar entre os dias 22 e 23, a organização promoverá uma coletiva de imprensa no dia 25, véspera da prova, às 11 horas, logo após o Congresso Técnico.

Os profissionais de Imprensa interessados em garantir a cobertura deste importante evento da natação mundial devem providenciar o credenciamento pelo site da prova, acessando http://www.unisanta.br/travessia/credenciamento.asp.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp e Terraco