Os preparativos para o maior show da natação mundial em águas abertas, a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o próximo dia 26, às 10 horas,em Santos, seguem a pleno vapor, com o envolvimento de todo o seu staff operacional e pessoal das Secretarias Municipais de Turismo e Esporte. Nesta segunda-feira (08/01), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), ocorre mais uma reunião, a partir das 10 horas. Os jornalistas já podem providenciar credenciamento para cobertura da prova, pelo site do evento.

Definida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a competição marca a abertura do mais importante circuito internacional de águas abertas, o 10 KM Marathon Swimming Wold Cup Fina 2007.

Pela primeira vez na história da natação mundial, os maiores nomes do esporte em maratonas aquáticas estarão reunidos em uma única prova, já que estão confirmadas as presenças dos atuais campeões do circuito mundial, o búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão) e a alemã Britta Kamrau-Corestein, bem como dos campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, além da vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

Mais de 40 atletas, de 12 países, já têm presença confirmada, enfatizando-se entre eles os integrantes dos chamados Top Five (cinco melhores dos rankings mundiais feminino e masculino). Segundo o árbitro internacional e diretor de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza, esta será a competição com o maior número de atletas do 1º. escalão das maratonas aquáticas do mundo. “Em nenhuma etapa até hoje observei tantas estrelas juntas para disputar uma prova do circuito”, exulta.

Nesta etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, que reverencia a memória uma das mais importantes atletas brasileiras em águas Abertas, o público terá a chance de ver confrontos épicos envolvendo, por exemplo, a brasileira Poliana Okimoto e a alemã Britta Karau-Corestein, como no Mundial de Nápoles, quando Poliana levou a melhor. Ou ainda entre o também nadador nacional Luiz Lima e o norte-americano Mark Warkentin, como ocorrido na etapa brasileira do Circuito Mundial de 2006, em Belém (PA), onde o americano venceu por batida de mão.

CREDENCIAMENTO – Para facilitar o trabalho da imprensa, a organização colocará à disposição dos jornalistas uma infra-estrutura que inclui sala de entrevistas e uma mini-redação, com pontos de internet e telefone, junto à área de competição.

Como os atletas internacionais devem começar a chegar entre os dias 22 e 23, a organização promoverá uma coletiva de imprensa no dia 25, véspera da prova, às 11 horas, logo após o Congresso Técnico.

Os profissionais de Imprensa interessados em garantir a cobertura deste importante evento da natação mundial devem providenciar o credenciamento pelo site da prova, acessando http://www.unisanta.br/travessia/credenciamento.asp.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp e Terracom.