A atleta de 34 anos anunciou na manhã da última segunda-feira (4/12) que vai parar de competir profissionalmente

A coletiva de imprensa que marcou o anúncio oficial da aposentadoria da nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Poliana Okimoto repercutiu na mídia nacional. Na manhã da última segunda-feira (4), atleta de 34 anos confirmou, emocionada, que não irá mais competir profissionalmente a partir do próximo ano e afirmou que sua missão está cumprida.

Veículos da imprensa como o Globoesporte, o Estadão, Terra e A Tribuna destacaram que uma das razões pelas quais a atleta optou por parar foi a perda de patrocínios depois dos últimos Jogos Olímpicos, quando Poliana conquistou o bronze nos 10 km da maratona aquática. “Não tenho mais o apoio que tinha de meus patrocinadores em São Paulo, onde moro. Não treino em Santos e não consigo ter a estrutura que a Unisanta oferece aqui. Perdi minha equipe multidisciplinar, comecei a treinar mal, a ter maus resultado”.

A mídia nacional também ressaltou outro motivo: o desejo da atleta de ser mãe. “Eu e o Ricardo (Cintra, treinador) estamos casados há mais de 10 anos. Se fosse o oposto, ou seja, ele o nadador agora, já teríamos tido mais de um filho. Mas o relógio biológico da mulher vai dando o tic-tac. É a vontade da maternidade”,

Durante a coletiva, o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira explicou que ainda espera conseguir fazer a atleta repensar a decisão de parar. “Sei que é difícil, mas ainda tenho esperança que ela mude de opinião. Caso não consigamos demovê-la, ela já está inserida em um Projeto Social, juntamente com o seu técnico e marido Ricardo Cintra. Eles vão trabalhar novos talentos para a nossa equipe”.

Veja a repercussão na imprensa brasileira.
Globoesporte
Estadão
Terra
Gazeta Esportiva
A Tribuna