A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) reúne autoridades civis e militares, dirigentes esportivos, publicitários, jornalistas, atletas, técnicos e o publico em geral, nesta quarta-feira (6/12), às 9h30, em um brunch, que marca o lançamento oficial da etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o dia 26 de janeiro próximo, como ponto alto das comemorações do Aniversário da Cidade de Santos. O encontro ocorre no Auditório do 4o. andar do Bloco E, à Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, em Santos.

A etapa internacional da II Travessia Renata Agondi abrirá o mais importante circuito mundial de maratonas Aquáticas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2007, além de ser a primeira competição em nível mundial a ser realizada no Brasil no próximo ano. A competição é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos.

Apóiam o evento a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas e Jornal A Tribuna, entre outros.

Este brunch, palavra de origem inglesa, que combina Breakfast (Café da Manhã) e Lunch (Almoço), serve ainda como uma aproximação entre diferentes segmentos de mídia, com o propósito de mostrar a importância para a Cidade, Estado e o País, da competição que reunirá os maiores nomes da natação em águas abertas do mundo.

A competição será disputada na distância de 10 km, com uma dotação de US$ 20 mil, a serem rateados entre os oito primeiros colocados de cada categoria. A competição reunirá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, bem como os medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália.

Também participam os 20 melhores atletas (dez homens e dez mulheres) da segunda etapa da disputa, que ainda contou pontos para os Campeonatos Paulista e Brasileiro.

A etapa internacional da Travessia Renata Agondi dará início a um novo formato de competições de maratonas aquáticas em âmbito mundial. Para 2007, a Fina definiu que as disputas em águas abertas passarão a contar com dois circuitos distintos: o primeiro e mais importante, denominado World Cup Fina, terá um total de 12 provas, com dotação obrigatória de US$ 20 mil, e a participação dos melhores nadadores do mundo.

O segundo, chamado de Grand Prix de Maratonas Aquáticas, terá cerca de nove provas, com distâncias a partir de 15 km e dotação livre. Com isso, a Fina prioriza as disputas de 10 km, distância adotada para as provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos, já a partir de Pequim 2008.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Terracom e Codesp.