A atleta participará de coletiva ao lado dos nadadores da Unisanta, que também se destacaram com grandes títulos, como Nicholas Santos, recordista mundial nos 50 metros borboleta.

Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), confirmou o título de tetracampeã do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da Fina ao conquistar a medalha de bronze na última etapa da competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, nesta sexta-feira (9).

A atleta voltará ao Brasil na próxima segunda-feira,12/11, e estará na Unisanta para receber homenagens e falar sobre o título de tetracampeã mundial para imprensa, a partir das 11h, no Consistório da instituição, Rua Oswaldo Cruz, 277.

A nadadora já havia garantido matematicamente o título da competição em uma etapa anterior. Bastava a atleta largar na última prova para ratificar o tetracampeonato.

Em Abu Dhabi, a nadadora superou problemas com águas vivas durante o percurso e completou a prova em terceiro lugar, com o tempo de 2h00m26s2. As italianas Rachelle Bruni e Arianna Bridi ficaram com o ouro e a prata, respectivamente. Com o resultado, Ana Marcela fechou o circuito com 112 pontos, 28 à frente de Bruni, que ficou com o vice-campeonato. A holandesa Sharon van Rouwendaal ficou com a 3ª colocação do circuito.

Ana Marcela já havia sido campeã do Circuito Mundial em 2010, 2012 e 2014.

Equipe de campeões – Na oportunidade, a Unisanta receberá também os atletas Nicholas Santos, recordista mundial nos 50 metros borboleta; Victor Colonese, o melhor resultado do Brasil na prova Olímpica do Sul-Americano, classificado para o PAN, com uma medalha de ouro e duas pratas; André Calvelo, duas pratas nos Jogos Olímpicos da Juventude; Leonardo de Deus bicampeão mundial nos 200m borboleta da 50ª edição do Mundial Militar de Natação; e Lucas Santos, campeão mundial dos Jogos Escolares.

Record Mundial em piscina curta – O veterano Nicholas Santos quebrou o recorde mundial dos 50m borboleta em piscina curta na etapa de Budapeste da Copa do Mundo de Natação. O atleta, de 38 anos, estabeleceu a nova marca do mundo com o tempo de 21s75. Esta foi a quarta medalha de Nicholas em etapas da Copa do Mundo de 2018.

Nicholas já havia sido campeão nos 50m borboleta na etapa de Eindhoven, com 22s08, este ano. Desta vez, o atleta da seleção brasileira que irá ao Campeonato Mundial da China cravou 21s75 para estabelecer o novo recorde mundial da prova. Nesta quarta etapa de Copa do Mundo, Nicholas Santos já havia conquistado o bronze nos 100m borboleta com 50s12.

Mais destaques – Victor Colonese conquistou uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Lima ao ficar com a medalha de prata nos 5km e 10km. O maratonista obteve o melhor resultado do Brasil na prova Olímpica do Sul-Americano e classificou-se para o PAN.

Leonardo de Deus conquistou o bicampeonato mundial nos 200m borboleta da 50ª edição do Mundial Militar de Natação, realizada em Samara, na Rússia. O atleta venceu a prova com o tempo de 1m56s49. Leo de Deus ainda foi o destaque da equipe brasileira, no Campeonato Pan-Pacífico de Natação, disputado em Tóquio, no Japão. Com uma atuação brilhante, o atleta obteve a melhor marca de sua carreira e a medalha de prata nos 200m borboleta, com o tempo de 1m54s89.

André Calvelo e Lucas Santos, dois atletas juvenis também se destacaram em suas categorias. Calvelo trouxe duas medalhas de pratas dos Jogos Olímpicos da Juventude, nos revezamentos. E Lucas Santos sagrou-se campeão mundial escolar nos 50 e 100m livre, além da conquista do ouro nos revezamentos 4x100m livre masculino e 4x100m livre misto, e bronze nos 4×100 medley, representando a seleção brasileira de natação, o Colégio Santa Cecília e sua equipe, a Unisanta, na 17ª edição da Gymnasiade, Jogos Mundiais Escolares, na África.