Denominada Solidariedade Universitária, a campanha foi desenvolvida simultaneamente à competição esportiva, expressando o engajamento social de alunos da Baixada Santista. A Faculdade de Direito da Unisanta recebeu o Troféu Solidariedade nesta edição.

Quase três toneladas de alimentos foram arrecadadas na Campanha do Troféu Solidariedade, que ocorreu durante todo o período dos Jogos, demonstrando o engajamento e o espírito solidário dos universitários da região. O troféu ficou com a Faculdade de Direito da Unisanta, que arrecadou 450 quilos de alimentos, seguida da Engenharia, FaAC, Fefesp e Odontologia, todas também da Unisanta.

O Ginásio Poliesportivo da Universidade, palco do show das torcidas e do esporte universitário, recebeu, nesta sexta-feira (25), a alta direção da instituição, representantes das Atléticas participantes e de mais de 33 entidades beneficentes da região contempladas com os alimentos.

“É a consciência do estudante universitário em também ajudar ao próximo, numa demonstração de amor, carinho e sensibilidade. É espontâneo e você nota que eles fazem questão de participar. Como comissão organizadora, somos apenas os interlocutores da vontade das arquibancadas, passada agora para cada uma das entidades que vivem momentos, obviamente, sempre de muita dificuldade. Essa ajuda é importantíssima para que elas possam dar continuidade aos seus trabalhos e ações sociais”, afirmou o Pró-reitor Administrativo e presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira.

De acordo com o vice-presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito, Daniel Fonseca, os estudantes se organizaram desde o início do ano para doar uma grande quantidade de alimentos. “É o principal prêmio que alguém pode ganhar. É capacidade de poder ajudar outras pessoas mais necessitadas do que nós, porque a vida acadêmica não é só esporte e estudo”, disse o estudante.

“É um gesto de humanidade, amor e acolhimento e isso está presente em todas as atividades, inclusive nos Jogos, que têm sempre aquela paixão das torcidas”, afirmou a presidente da Unisanta, Dra. Lúcia Maria Teixeira.

As entidades ficaram muito agradecidas com as doações. “Estamos em uma época de crise, manter uma entidade é muito complicado, muito difícil. Então, atitudes e gestos como esse do Santa Cecília, animam a gente prosseguir em uma tarefa muito árdua que é manter crianças e às vezes idosos na reabilitação e no tratamento. O Santa Cecília está de parabéns”, disse o diretor da Casa da Esperança, Hélio Cesari.

Entre as instituições beneficiadas estão: Associação Casa Esperança, Associação Casa da Criança de Santos, Associação Maria Imaculada, Mensageiros da Luz, Núcleo de Amparo às Crianças e Idosos com Câncer, Residencial Santa Terezinha, Sociedade de São Vicente de Paulo, Casa do Sol, GAPA – Grupo de Apoio à prevenção à Aids da Baixada Santista, Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especias Nª.P.N.E, Centro Espírita Beneficente “30 de Julho”, Associação Portadores de Paralisia Cerebral, Anália Franco.

E mais: Creche Maria Ignez Pereira Barbosa, Centro Comunitário do México 70 / Creche Comunitária Estrela do Amor, Lar Santo Expedito, Cactos – Centro de Apoio e Recuperação de Dependentes de Drogas, Casa Vó Benedita, Sociedade Amigos Pobres Albergue Noturno, Lar das Moças Cegas, Comunidade Assistencial Espírita Lar Veneranda, Cruzada das Senhoras Católicas, Obras Sociais e Educacionais – Pró-Viver, Toca de Assis – Feminina, Esperança e Vida, Lar Cristão de Amparo ao Idoso e Creche Vila Margarida, Projeto Esculpir, Centro Espírita de Caridade, Núcleo Espírita “Cáritas”, São Francisco de Assis, Associação Filantrópica Católica Ortodoxa – Escola São Jorge, Instituição de Assistência à Criança Professora Edna Souza, Guardiões da Vida.