Inscrições abertas até 15 de dezembro pelo site http://www.uc.pt/brasil

A Universidade de Coimbra abriu inscrição de intercâmbio para o ano de 2018. Alunos de todos os cursos e anos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) podem se candidatar a uma vaga, com 100% de bolsa. A Unisanta mantém convênio desde 1999 com a universidade portuguesa.

A Universidade de Coimbra, fundada em 1290, é uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação e é uma das maiores universidades de Portugal, com cerca de 25.000 alunos. É composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, e a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra.

As inscrições podem ser realizadas até 15 de dezembro pelo site http://www.uc.pt/brasil. Os alunos aprovados poderão cursar disciplinas da graduação e/ou idiomas no exterior e optar por estudar um semestre ou um ano (2018). Entre os documentos necessários para a aprovação estão: passaporte e histórico escolar (digitalizados). A Universidade de Coimbra concede bolsa de 100% para os alunos da Unisanta aprovados. O aluno terá despesas apenas com transporte, alimentação e hospedagem.

De acordo com o coordenador de Internacionalização da Unisanta, Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, o intercâmbio internacional permite aos alunos amadurecerem não só academicamente, mas pessoalmente também, na medida em que os tira de sua zona de conforto e os lança para fora dos muros da sala de aula gerando, assim, novas perspectivas sobre a vida.

O Brasil é o sexto maior país a enviar alunos para o exterior, segundo a UNESCO, mas muitos deles ainda se encontram sem condições de custear seus estudos no exterior. “O convênio existente entre a Unisanta e a Universidade de Coimbra permite que nossos alunos estudem em uma das mais tradicionais Instituições de Ensino do mundo com bolsa de 100%”.

Siquieroli completa ainda, “nesse sentido, a Universidade Santa Cecília incentiva a associação do ensino e da pesquisa com a promoção do reconhecimento e do respeito pelas diferenças e pelas identidades culturais em vez de somente reagir diante das forças externas resultantes da globalização que, ao contrário, desenvolve apenas a homogeneização”.

Clique aqui e saiba mais informações sobre convênios e intercâmbios.