Uma experiência incomum para muitas crianças: ouvir uma história infantil narrada por contadoras de histórias e com a participação especial dos personagens do próprio livro e da autora, interagindo com o público. Foi esse cenário que deixou os pequenos de olhos bem abertos e deu asas à imaginação de crianças e adultos na tarde da última quarta-feira, dia 18/01, no Espaço Veja São Paulo, na Riviera de São Lourenço. O local recebeu a oficina cultural de atividades do livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, da editora Unisanta.

Piratas e o personagem Santos Dumont receberam o público e garantiram a diversão da criançada em férias na Riviera. Depois de ouvir a história de Lucas – personagem principal do livro, numa incrível viagem no tempo e em locais importantes do Litoral Paulista, o público infantil mergulhou na história através de brincadeiras como caça ao tesouro, com direito a mapa e moedas de chocolate, quebra-cabeças, pintura e outras atividades ligadas ao livro.

“Trouxemos um livro vivo, com personagens que interagem com crianças e adultos, levando todos ao mundo mágico da leitura e da imaginação”, disse a escritora, que também conversou com o público e participou da sessão de autógrafos.

Lúcia afirma que é preciso fornecer esses meios às crianças, de modo que elas não fiquem presas somente em programas de televisão, jogos de computador e vídeo game. “A proposta é despertar o gosto pela leitura, aproveitando a história infantil para destacar valores humanos, além de momentos e pessoas importantes que marcaram a história do nosso país”, acrescentou.

“Eu estudei você na escola”, diziam os pequenos entusiasmados e perplexos ao conversarem com Bruno, ator que interpretou Santos Dumont. “Sempre quis fazer personagens históricos. A inocência e imaginação das crianças é algo incrível. Eles tornam tudo real”, revelou o ator.

Resgatando valores – O livro vai além de uma história de aventuras e descobertas. Traz à tona conceitos e valores indispensáveis na formação da criança como a importância de se preservar o meio ambiente, usar as invenções do homem para o bem de todos, saber dividir, entre outros temas. Tudo isso era passado às crianças, de forma educativa, enquanto a história era contada pelas educadoras.

Próximos eventos – Na tarde desta quinta-feira, dia 18/01, a autora estará na Livraria da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo, das 15h às 17h, quando haverá oficina de férias para as crianças. O endereço é Rua Fradique Coutinho, 915.
Dia 10 de fevereiro, das 16 às 18 horas, as atividades acontecem na Livraria Siciliano, no Shopping Praiamar, em Santos.
Dia 10 de março, das 15 às 17 horas, haverá lançamento nacional do livro “Tudo é Possível”, na Livraria da Vila.