O pró-reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e presidente do Santos Futebol Clube e do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Dr. Marcelo Teixeira, recebeu o título de Cidadão Paulistano no último dia 8/8, devido à propositura do vereador de São Paulo pelo Partido Liberal (PL) e ex-atleta do Palmeiras e da Seleção Brasileira, Ademir da Guia, e subscrita pelo vereador Celso Jatene (PTB), ex-presidente da Torcida Jovem. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio Anchieta (Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar- Bela Vista – São Paulo).

Além dos proponentes da homenagem, compuseram a mesa o vice-presidente do Santos FC, Norberto Moreira da Silva; o presidente do Conselho Deliberativo, Florival Amado Barletta; a presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, Lúcia Teixeira Furlani, a reitora da Universidade Santa Cecília, Silvia Ângela Teixeira Penteado; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol José Maria Marin; o deputado estadual Luciano Batista (PSB); o coronel Erasmo Dias; o vereador Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB/Santos) e a esposa do homenageado, Valéria Simões Teixeira.

Ex-atletas do Peixe também marcaram presença a aproveitaram para ovacionar José Ely Miranda, o Zito, que completava 75 anos. O bicampeão mundial foi saudado por Clodoaldo, que herdou a camisa 5 quando o volante encerrou a carreira, Pepe, o Canhão da Vila, e Dorval, companheiros de equipe nos principais títulos do Santos FC, Urubatão (Campeão Paulista de 1955) e Lino (Campeão Paulista de 1984).

O vereador Ademir da Guia, ídolo do Palmeiras conhecido como Divino, creditou a escolha de Marcelo Teixeira para ser o mais novo Cidadão Paulistano à competência do trabalho desempenhado pelo mandatário à frente do Alvinegro, da Universidade Santa Cecília e de obras sociais. “O prêmio é instituído por esta casa àqueles que se notabilizam em suas área de atuação.

Teixeira promove a renovação do elenco santista, valoriza os veteranos que se dedicaram ao clube e, além disso, trabalha em prol de entidades e organizações que zelam pelo bem estar social. Fico muito feliz em ser o propositor dessa homenagem que tem por objetivo reconhecer sua atuação”.

Já Celso Jatene destacou que o título é a acolhida da Paulicéia a um filho brilhante. “É um orgulho fazer parte desta homenagem que coroa o excelente trabalho de Marcelo Teixeira à frente do Santos FC. Sua atuação extrapola os limites da Vila Belmiro. Na Federação Paulista de Futebol é reconhecido como um grande mandatário e seu desempenho é comentado internacionalmente.

Quando outorgamos ao presidente da Confederação Sul Americana de Futebol o mesmo título, ele fez comentários elogiosos à Teixeira, o que ratifica minha tese”.

Emocionado com as palavras de Jatene e do Divino, Marcelo Teixeira prometeu honrar a outorga e agradeceu a homenagem. “Recebo esse título pela generosidade de dois vereadores que propuseram meu nome a essa casa de leis. Ambos merecem todo meu respeito e consideração. Ademir é o Pelé do Palmeiras. Atuava em uma época romântica do futebol e construiu uma carreira invejável. Hoje é um dia memorável: um palmeirense premiando um santista! Com o Celso tenho contato desde que éramos meros torcedores do Santos FC. Sempre estivemos lado a lado. Hoje, ele é um grande vereador que dignifica a classe política e continua um apaixonado e defensor do Santos FC”.