Conhecida internacionalmente por seu trabalho em favor dos Direitos Humanos e do pacifismo, a escritora Lia Diskin, Prêmio UNESCO 2006 em Direitos Humanos e Cultura de Paz, abordará o tema Em busca de uma cultura para a convivência: do monólogo ao diálogo, dia 16, às 20 horas, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Rua Cesário Mota, 8.

Lia Diskin é idealizadora do Projeto Gandhi e a Não Violência, e de cursos sobre filosofia, ética, religiões e meditação, entre outros. O evento é uma iniciativa da UNISANTA, como parte de seu Projeto Qualidade de Vida.

Coordena o Comitê Paulista para a Década da Cultura da Paz (2001-2010) e o Centro Pedagógico Casa dos Pandavas, escola rural onde crianças são atendidas gratuitamente, em Monteiro Lobato. Preside a Associação Palas Athena.

Jornalista, especializada em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez (Buenos Aires), Diskin é mentora de programas educacionais e projetos sócio-educativos, de redes de participação cidadã e parcerias dos mais diversos setores da sociedade.

Responsável pelas visitas de Dalai Lama ao Brasil e América do Sul, Lia Diskin é também orientadora dos programas destinados a professores da rede pública de ensino Valores que não têm preço, Gandhi e a não-violência, e A Paz em Ação, que já treinaram mais de 40.000 professores.

Em 2006, recebeu a Medalha da Associação Cultural Internacional Gibran (ACIGI) por Acrescentar ao Progresso do Ocidente a Sabedoria do Oriente.

Obras – É co-autora de livros de destaque nacional e internacional como Diálogo entre as Civilizações – a experiência brasileira, Centro de Informações da ONU no Brasil, 2002; Paz, como se faz, Editado pela UNESCO junto ao Governo do Rio de Janeiro; Ética, Valores e Cidadania, Editora Peirópolis-SP; Uma Ética para o Terceiro Milênio, Editora Mercuryo-SP; O Dragão e a Borboleta, Editora Axis Mundi-SP.

Segue currículo da palestrante:

Bio-data de Lia Diskin

Leonor Beatriz Diskin de Pawlowicz

· Formada em Jornalismo, com especialização em Crítica Literária, pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires.

· Realizou estudos sobre Upanixades na Vedanta Society em Uttar Pradesh, Índia.

· Especializou-se nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila no Centre for Tibetan Studies da Library of Tibetan Works and Archives em Dharamsala, Índia.

· Recebeu a Medalha da Associação Cultural Internacional Gibran (ACIGI) por “Acrescentar ao Progresso do Ocidente a Sabedoria do Oriente” (1986).

· Recebeu homenagem do World Trade Center São Paulo para aqueles que constroem a cultura de paz, em 20 de junho de 2005.

· Recebeu da UNESCO o Diploma de Reconhecimento por suas atividades na área da Cultura de Paz durante as comemorações dos 60 anos da UNESCO, em Brasília, junho de 2006.

· Recebeu o prêmio Construtora da Paz da BPW-SP – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo, filiada à International Federation of Business Women, em novembro de 2006.

· É co-fundadora da Associação Palas Athena – Centro de Estudos Filosóficos, Editora e Lar Assistencial-educacional e Escola de Educação de 1° Grau (com 147 crianças assistidas).

· Conselheira para assuntos latino-americanos do Comitê Internacional Pró-Tibet, Washington, E.U.A., e responsável pelas visitas do Dalai Lama ao Brasil e América do Sul.

· Consultora para a instalação de Conselhos Parlamentares de Cultura de Paz em várias cidades e municípios.

· Membro da World Wildlife Fund (Fundo Mundial para a Natureza) – Projetos Internacionais para a Preservação da Natureza e das Religiões.

· Mentora do Instituto de Estudos do Futuro.

· Criadora do Projeto Gandhi e a Não-Violência, realizado junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a participação de 82.600 efetivos, no ano de 1998.

· Criadora e coordenadora do projeto Não-Violência e Segurança Pública, junto à Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, com a participação de 36.000 efetivos, iniciado em maio de 1999.

· Coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, um programa da UNESCO.

· Em nome do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz recebeu o VIII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos concedido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo, em 10 de dezembro de 2004.

· Orientadora dos programas destinados a professores da rede pública de ensino “Valores que não têm preço”, “Gandhi e a não-violência”, e “A Paz em Ação”, que já treinaram mais de 40.000 professores.

· Criadora e conselheira de inúmeros programas nacionais de Paz, entre os quais se destacam: Ribeirão pela Paz – Construindo Comunidades Colaborativas, A Paz Pede Parceiros, Porta Aberta, Comitê Paulista pela Década da Cultura de Paz, e Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembléia Legislativa de São Paulo, entre outros.

· Tradutora e editora de mais de 40 livros, entre eles: Minha Vida e minhas experiências com a Verdade, de Mahatma Gandhi; Mitos e símbolos na arte e civilização da Índia, de Heinrich Zimmer: Yoga, imortalidade e liberdade, de Mircea Eliade; O Poder do Mito, de Joseph Campbell e Bill Moyers.

· Autora e co-autora de livros sobre filosofia e educação, entre eles; Ética, Valores e Cidadania, Editora Peirópolis-SP; Uma Ética para o Terceiro Milênio, Editora Mercuryo-SP; O Dragão e a Borboleta, Editora Axis Mundi-SP; Paz, como se faz, Editado pela UNESCO junto ao Governo do Rio de Janeiro; Diálogo entre as Civilizações – a experiência brasileira, Centro de Informações da ONU no Brasil, 2002.