Uma das formas de contaminação de Papiloma Vírus Humano – HPV, que pode causar o câncer é através do sexo oral e até mesmo do beijo na boca. A grande preocupação dos especialistas é que está cada vez maior o índice de jovens que desenvolvem a doença precocemente.
Preocupados em difundir estes dados entre os adolescentes, o Colégio Santa Cecília, em parceria com o Curso de Odontologia da Unisanta e o Rotary Clube Boqueirão, lançou o Projeto Educacional para Prevenção do Câncer de Boca por HPV.
Por este motivo, a professora de Ciências, Nilse Baldi Pereira receberá um prêmio relativo ao projeto sobre o HPV, dia 25 de junho, às 8h, no Tênis Clube de Santos.
“Fiquei muito surpresa e comovida com o prêmio. Trabalho no Santa Cecília há 34 anos. Sempre participo de projetos que obtêm muito sucesso. Mas um prêmio vindo fora da escola e pelo Rotary, me emocionou muito”, declara Nilse.
Segundo a professora, o projeto começou em 2007 com um grupo de alunos voluntários pesquisando sobre HPV. No ano seguinte, o Rotary Clube lançou um projeto sobre o assunto e os alunos apresentaram a pesquisa. “Me impressionei como o projeto em si. No mesmo ano, os estudantes apresentaram a pesquisa para a Associação dos Médicos de Santos, que elogiaram o trabalho”, explica.
Recentemente, os estudantes visitaram uma escola estadual de São Vicente e explicaram aos jovens todo o projeto desenvolvido em sala de aula. “O resultado obtido pela visita foi a forma como este alunos criaram estímulo para estudar e ter um conhecimento próprio e transmitir esse mesmo conhecimento há outros estudantes”, comenta.
A professora explicou que o grande objetivo do projeto é mudar o comportamento dos adolescentes e ter respeito pelo próprio corpo. “Hoje em dia, o sexo está muito banal. Podemos encontrar crianças de 12 anos; tomando anticoncepcionais. E os próprios adolescentes alertando o pessoal da mesma idade, fazem com que eles tomem consciência do que está ocorrendo no dia a dia. Além de alertar as doenças que podem se degenerar, em uma relação sexual sem precaução”.