O Complexo Educacional Santa Cecília recebe, no próximo dia 15, o psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba para ministrar palestra com o tema Juventude e Drogas e para o lançamento de seu mais novo sucesso, Juventude & Drogas: Anjos Caídos. O evento será realizado às 19h, no Auditório do Bloco E, com entrada pela Rua Cesário Mota, n°8.

O palestrante, conhecido pelos seus livros, é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP e Psiquiatria, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente é professor-supervisor de Psicodrama de Adolescentes pela Federação Brasileira de Psicodrama e membro da equipe técnica da Associação Parceria Contra Drogas (APCD).

Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do mundo inteiro do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração e o primeiro entre os nacionais. Seus 20 títulos ultrapassam 1,5 milhões de vendas. Entre seus títulos publicados estão Quem Ama, Educa!, Adolescentes: Quem Ama, Educa!, Disciplina: Limite na Medida Certa: Novos paradigmas, Ensinar Aprendendo: Novos Paradigmas na Educação, Seja Feliz, Meu Filho, Educação & Amor, entre outros.

Juventude & Drogas: Anjos Caídos – O livro é resultado de 40 anos de experiência clínica em consultório e hospitais (além de diversas participações em congressos) no combate às drogas e dá continuidade ao objetivo do Dr. Içami Tiba: ajudar a família, a escola e o jovem a desenvolverem caminhos de controle ou de superação do uso das drogas.

A obra, a 21º do autor, além de orientar sobre como prevenir o uso drogas e identificar um filho usuário, também faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas.

Álcool, cigarro, inalantes e solventes, maconha, tranqüilizantes, anfetaminas, cocaína, crack, merla, alucinógenos, esteróides e anabolizantes, sedativos e indutores do sono, heroína e morfina têm seus sintomas, usos e tratamentos explicados detalhadamente em um capítulo especial.

Além de uma tabela para ajudar os pais a saberem se seu filho consome drogas – e se o uso é recreativo, habitual ou indica vício – há diversos quadros e esquemas que explicam a atuação e as conseqüências dessas substâncias no organismo humano.

Preocupado com o uso de drogas em todos os seus aspectos, o psiquiatra dedica-se também a esclarecer alguns pontos da Lei dos Tóxicos, cuja versão mais recente foi aprovada em agosto de 2006. Dessa forma, a obra mostra a pais e educadores que o usuário não está, ao contrário do que se imagina, totalmente imune a complicações penais.

Abordando o consumo de drogas em analogia com um relacionamento amoroso, Dr. Tiba explica cada uma das fases: a paquera, o ficar, o rolo, o namoro e o casamento. E ensina como pais e educadores devem lidar com cada uma delas – lembrando sempre que a identificação do uso é fundamental, pois é nessa fase que o rompimento se dá com menos dificuldades.

CONVITES ESGOTADOS

Programa de televisão – Içami Tiba participará do programa Arte de Viver, da TV Santa Cecília, das 16h às 17h, com a apresentadora Mônica de Lima Azevedo.