A Mulher do Comboio é o título da obra que o jovem santista Ronaldo Andrade lança na próxima quinta-feira, dia 10, às 19 horas, na Livraria Nobel, que fica no 1º piso do Shopping Miramar. Andrade é aluno do primeiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e apresenta seu primeiro romance, escrito quando ele ainda morava em Portugal, mas que já foi divulgado na Feira do Livro de Lisboa e de Barcelona.
A Mulher do Comboio retrata a história de uma mulher que, ao realizar a viagem de comboio (trem, em Portugal) entre Lisboa e o Porto, conhece um homem que faz renascer um desejo há muito adormecido. A partir desse momento, a protagonista envolve-se numa aventura imaginária com o passageiro ao lado. Andrade considera “um conto – com 43 páginas – escrito por um homem, mas com olhar feminino e que traz situações com as quais as mulheres se identificarão”.
A idéia de escrever um romance surgiu em um dos dias em que fazia o percurso entre Queluz e Lisboa, numa viagem de 20 minutos de trem. “Trabalhava de manhã como recepcionista numa academia de ginástica e aproveitava os momentos vagos para escrever”, revela. Aliás, enquanto morou em Portugal, cerca de três anos, numa tentativa de encontrar boas oportunidades de trabalho, integrou um time da segunda divisão do futebol português e, ainda, fez bicos em um programa de auditório da rede de TV SIC.
A viagem lhe proporcionou um encontro com o escritor português José Saramago, durante a Feira do Livro de Lisboa, e a participação no Salão de Cultura Lusófona, em Paris.
Antes de embarcar para sua aventura na Europa, onde teve a oportunidade de conhecer vários países, Andrade trabalhou na Secretaria Municipal de Turismo de Santos e, sempre que podia, escrevia poesias e contos como colaborador em jornais e informativos da cidade. O gosto pela leitura e escrita começou cedo e essa é a razão pela qual decidiu fazer a Faculdade de Jornalismo.
Em seus planos para o futuro estão o retorno à Europa, após terminar a Faculdade, e o investimento na carreira de escritor.
Durante o lançamento do próximo dia 10, na Nobel, haverá ainda uma exposição intitulada Musas, com poesias escritas por Andrade em homenagem às mulheres. O evento contará com o som do violonista Reinaldo Andrade.