O dr. Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Unisanta e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes,  abrirá o evento. Participarão ainda o dr. Fabrizio Antonelli, técnico da seleção italiana de Maratonas Aquáticas; Márcio Latuf, head coach da Unisanta;  Igor de Souza, 17 anos entre os Top 10 do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas; dr. Blanco Herrera médico da seleção brasileira de maratonas aquáticas campeã do Mundial em Barcelona (2013) e nas Olimpíadas do Rio (2016); entre outros esportistas e especialistas na área.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será sede do 1º Simpósio Internacional de Maratonas Aquáticas, dias 17 e 18/8 (sábado e domingo). O evento é promovido pela Associação Aquática, em parceria com a Unisanta e a Speedo, e reunirá atletas, estudantes e técnicos esportivos, a fim de promover  a troca de experiências com profissionais de alto nível e histórico internacional na modalidade.

As atividades serão realizadas no Consistório do Bloco M, Rua Oswaldo Cruz, 277 e na piscina olímpica da instituição.

Programação – O Pró-Reitor Administrativo da Unisanta e presidente da Associação Santa Cecília de Esportes, Dr. Marcelo Teixeira, participará da abertura do evento, às 9 horas, e,  na sequência,  falará sobre a Universidade Santa Cecília e a sintonia com as Maratonas Aquáticas.

Depois do coffee break, o dr. Blanco Herrera falará, a partir das 10h20, sobre características do treinamento e controles biomédicos das Maratonas Aquáticas. Blanco foi médico da seleção brasileira de maratonas aquáticas campeã do Mundial em Barcelona (2013) e nas Olimpíadas do Rio (2016), quando Poliana Okimoto ganhou a medalha de bronze. Foi também diretor do Instituto de Medicina Desportiva de Cuba e membro do comitê médico da Federação Internacional de Natação.

A partir das 14h, o técnico de natação da Unisanta, Márcio Latuf, conversará sobre Periodização e especificidades da maratona aquática. Em seguida, Marcelo Teixeira falará sobre o tema “Chegando à outra margem – Como a Maratona Aquática transformou minha vida”.

Depois do coffee break haverá a última atividade do dia, com Fabrizio Antonelli, técnico da seleção italiana de Maratonas Aquáticas,  que falará sobre o tema “Como transformar uma boa nadadora em uma excelente nadadora”. Fabrizio foi medalhista de prata nas Olimpíadas do Rio (2016), medalhista de prata e três bronzes no Mundial de 10km em Budapeste (2017), tricampeão do Circuito Mundial Fina OW (2015-2016-2017) e vencedor de três ouros e dois bronzes em campeonatos europeus.

No domingo (18), a partir das 8h30, o ultramaratonista Harry Finger falará sobre a sua história: superações de um atleta de 50 anos para cruzar o Canal da Mancha e outras Ultramaratonas. Após o coffee break, Igor de Souza  abordará a preparação física e psicológica para ultramaratonas aquáticas.

Igor de Souza é tricampeão da Maratona Aquática de Nova York, bicampeão mundial do Canal da Mancha, único brasileiro a nadar o Canal da Mancha com ida e volta, integrante do Hall da Fama das Maratonas Aquáticas Mundiais, entre outras conquistas.

Das 11h às 12h haverá uma mesa de debates com o encerramento do Simpósio acontecendo às 12h10.

O Simpósio Internacional de Maratonas Aquáticas tem apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, com o apoio da Speedo e da Associação Esporte  Santa Cecília.

Local: Rua Oswaldo Cruz, 266 – Boqueirão – SANTOS/SP

Segundo os organizadores, será uma oportunidade única de atletas, estudantes e técnicos esportivos para trocar experiências com profissionais de altíssimo nível e histórico internacional na modalidade.