Os XXII Jogos da UNISANTA, a maior competição universitária do Estado de São Paulo, têm seu início marcado para a noite desta segunda-feira (2/5), a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Santa Cecília, à Rua Oswaldo Cruz, 255, no Boqueirão, em Santos. A disputa envolve o número recorde de 50 atléticas de faculdades representativas de todas as universidades da Baixada Santista. A realização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a supervisão técnicas da ligas e demais associações aglutinadoras de modalidades esportivas da Baixada Santista.
Além do desfile das delegações de cada uma das atléticas envolvidas, a cerimônia de abertura inclui em sua programação a eleição dos Rei e Rainha dos Jogos, com premiação em dinheiro para os melhores colocados.
As disputas terão início nesta terça-feira (3/5), com jogos ocorrendo nos ginásios Poliesportivo e Laerte Gonçalves, bem como no Centro de treinamento da UNISANTA.
A Associação Atlética Acadêmica Carloz Arthur Nuzmann, da Faculdade de Educação Fisica e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, é bicampeã (2003/2004) no feminino e masculino e luta pela posse definitiva dos troféus de campeã geral nas duas categorias. Pelo regulamento, fica com o troféu a atlética que conquistar três título consecutivos ou cinco alternados
Durante o evento serão disputadas 20 modalidades, com destaque para o atletismo (feminino e masculino), que participa pela primeira vez da programação. A expectativa é de que mais de 2.500 atletas universitários envolvam-se na competição. Somente no futsal masculino, serão 50 equipes, para um total de 750 competidores.
Além do desfile das delegações, com cinco atletas por atlética, o cerimonial contará com o juramento do atleta, por parte da campeã sul-americana, brasileira e paulista de atletismo, Maria do Carmo Ramos, da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA , e a escolha dos Reis dos Jogos (Rei e Rainha). São 100 candidatos (50 no feminino e 50 no masculino).