Os XXII Jogos da UNISANTA, a maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, com 50 Atléticas e mais de 2500 atletas envolvidos, chegou ao seu término na noite de sexta-feira (20), com a definição dos seus dois últimos campeões: Facce Unimes, no futsal masculino, e Ciências UNISANTA, no basquete masculino.
Os jogos apresentaram um saldo positivo, principalmente do ponto de vista técnico, sobretudo na modalidade de futsal masculino, única a envolver 50 equipes e cerca de 750 atletas, em sua maioria federados.
Foram 18 dias de competições, nos quais foram disputadas 20 modalidades, sendo 13 no masculino e sete no feminino. O presidente do Comitê Organizador, Marcelo Teixeira, enalteceu o espírito esportivo demonstrado da absoluta maioria dos participantes, considerando ainda o fato de os universitários terem buscado sempre a valorização do esporte e da civilidade. “Atos isolados não depõem contra a força moral e intelectual do universitário da Baixada Santista, que tem sempre uma resposta à minoria que ainda insiste em trazer para dentro das instalações esportivas sentimentos que contrariam uma tradição calcada no relacionamento fraterno e no respeito aos valores éticos, morais e principalmente esportivos”.
Marcelo Teixeira ressaltou ainda o empenho das atléticas das Faculdades de Engenharia e Fisioterapia da UNISANTA que, uma vez, mais, arrecadaram mais de 500 quilos de alimentos, roupas e brinquedos a serem destinados à instituições de benemerência da Cidade e Região. “Os universitários da Fisio e Engenharia da UNISANTA valorizam, com isso, os princípios de compaixão, solidariedade e discernimento, fazendo por merecer a conquista do Troféu Solidariedade Universitária. Esperamos que o exemplo dado por eles seja seguido por todos”.

CAMPEÕES – Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP), no masculino, e Faculdade de Fisioterapia, ambas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), conquistaram os títulos de campeãs gerais dos XXII Jogos da UNISANTA.
No masculino, a FEFESP ficou com a posse definitiva do troféu, sagrando-se tricampeã (2003/2004/2005), ao somar 85 pontos, contra 79 da Engenharia e 46 da Fisio UNISANTA.
No feminino, a Fisioterapia chegou pela primeira vez ao título feminino, quebrando a hegemonia da FEFESP, vencedora nas duas temporadas anteriores. Encerradas as disputas do feminino, a Fisioterapia, somou 45 pontos, contra 43 da EF Unaerp e 40 da FEFESP.

ÚLTIMAS DISPUTAS – Na noite de sexta-feira (20), foram realizadas as finais de basquete e futsal masculinos. Na primeira, a Ciências UNISANTA quebrou uma hegemonia de cinco anos da Fefesp, ao vencer por 100 78.
No futsal, a insistência da Facce Unimes valeu a pena. Depois de três tentativas frustradas, nas quais parou no vice-campeonato, a equipe do capitão Ricardidinho, destaque individual da modalidade, chegou ao título de campeã, ao bater a Fisioterapia UNISANTA por 11 a 10, depois de um primeiro tempo de 5 a 5.