A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que representa a Cidade de Santos no torneio de natação dos 49º. Jogos Regionais do Estado de São Paulo, garantiu, por antecipação, os títulos de campeã feminina e masculina da competição, que se desenvolve na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro (Bagdá), da UNISANTA. Resta ainda uma etapa para o final da competição.

Nas duas primeiras etapas, disputadas na quarta-feira (20), os nadadores santistas subiram 43 vezes no pódio, somando 113 pontos no masculino e 127 no feminino. São Caetano do Sul conquistou 15 medalhas, 64 pontos com os homens e 95 com as mulheres.

Na manhã desta quinta-feira (21), os santistas somaram mais cinco medalhas de ouro, outras cinco de prata e três de bronze. O destaque foi a primeira prova do dia, os 200m nado livre, na qual Monick Perez e Isabela Amblard fizeram a dobradinha, ganhando, respectivamente, primeiro e segundo lugares.

De acordo com a coordenadora de natação da UNISANTA, professora Rosa do Carmo José, o sucesso da natação da Universidade faz parte do trabalho desenvolvido desde as categorias de base. “Investimos na formação do nadador em Santos. Muitos competidores que hoje são destaques no cenário nacional começaram ainda crianças com a gente aqui”, enfatiza a dirigente santista.

Um dos exemplos de atleta que se destacou desde as categorias de base na Cidade foi Hugo José Duppre. O nadador começou a treinar aos cinco anos de idade e se tornou referência na Baixada Santista. “ HUgo é um exemplo de vitória dessa equipe. Ele já ganhou diversos títulos por todo o Brasil e tem a cara de Santos.”

Rosa também ressalta a tradição santista nos Jogos Regionais e fala do comprometimento do nadador em vestir a camisa da Cidade. O diferencial, segundo a coordenadora, é que os atletas gostam de representar a equipe da Baixada, que hoje figura entre as três melhores do Brasil. “Aqui o nadador se sente à vontade e com uma estrutura que possibilita se destacar nas melhores competições do Brasil. Isso é bom para quem compete e para a Cidade.”

Este ano, a UNISANTA conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Absoluto/Troféu Brasil, além de conquistar o título de campeã brasileira júnior II e de vice-campeã da júnior I.

Nos Jogos Regionais, a nadadora Monique Ferreira e o técnico Márcio Latuf desfalcam a equipe santista, por se encontrarem em Montreal, no Canadá, para a disputa do Mundial de Piscina Longa, que integra o Programa do 11º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.