Caçula da seleção brasileira que disputará medalhas nos Jogos Olímpicos de Beijing e atual número 1 do Mundo em maratonas aquáticas, na prova olímpica de 10 km, a nadadora Ana Marcela Cunha será homenageada nesta sexta-feira (dia 1º) pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, a sua patrocinadora. A solenidade será realizada às 11 horas no Consistório da Universidade e, na ocasião, a atleta de apenas 16 anos de idade atenderá a imprensa, antes de seu embarque para a olimpíada.
Junto, estará o conceituado técnico Márcio Latuf, que há 21 anos comanda a forte equipe Unisanta de Natação, e acompanhará Ana Marcela na busca pela medalha olímpica. Além de um "batalhão" de nadadores, companheiros de treinos na Unisanta, Ana e Márcio serão recebidos pelo pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Pirilo Teixeira, pela presidente da Sociedade Mantenedora da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, e pela reitora da instituição, Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
Os dois representantes brasileiros em Beijing falarão sobre as chances da atleta na estréia da maratona aquática na programação olímpica (prova marcada para o dia 20). Vale destacar que Ana Marcela chega a Beijing credenciada, com a liderança do ranking mundial da Federação Internacional de Natação (FINA) e, principalmente, com a vitória na Travessia de Setúbal, em Portugal, no dia 28 de junho, superando a alemã Angela Maurer, campeã do Circuito Mundial de 2007.
No Mundial deste ano, em Sevilha, na Espanha, a atleta brasileira foi a 10ª colocada (garantindo a vaga olímpica), a apenas 14 segundos da campeã, a russa Larissa Ilchenko. Para o técnico Márcio Latuf, Ana Marcela reúne qualidades determinantes para a conquista da medalha. Junto a sua ótima condição física, é confiante, determinada, obstinada e muito tranquila.
Ana Marcela é baiana, mas mora em Santos há dois anos, com toda a família, desde que passou a integrar a equipe Unisanta, que conta com cerca de 250 atletas federados, do petiz ao adulto. No geral, são mais de 2 mil atletas usufruindo a piscina, entre alunos da instituição e praticantes de natação.
Além de Ana Marcela, a Unisanta conta com outro grande cotado a medalhas em Beijing, Kaio Márcio de Almeida, recordista mundial em piscina curta nos 50m borboleta e disputando as provas de 100m e 200m borboleta. A instituição também terá duas atletas atuando pela Argentina, Georgina Bardach e Liliane Guiscardo.
No futebol feminino serão outras quatro atletas na seleção, todas alunas da Faculdade de Educação Física e Esporte, Érika, Maurine, Fran e Ester. Completando a lista na Olimpíada estarão os técnicos Rosane Carneiro e Carlos Arapiraca. Depois, a Universidade estará representada na Paraolimpíada, com Carlos Farrenberg, na natação, e Carolina Maldonado, no tênis de mesa, confirmando a instituição de ensino como a que mais investe no esporte de alto-rendimento no País.
Ana Marcela e Latuf embarcam para Macau no dia 6, para a aclimatação ao fuso-horário e chegam à Vila Olímpica no dia 18. A prova será no dia 20, às 9 horas (22 horas do dia 19 no Brasil), com retorno marcado para o dia 21.

ENDEREÇO – O Consistório da Universidade Santa Cecília fica à Rua Oswaldo Cruz, 277, térreo (acesso também pela Rua Lobo Viana, 67), no bairro do Boqueirão, em Santos.